{lang: 'en-US'}

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Lista de Compras: Liyla and the shadows of war.




Um dos mais impactantes games que vi nos últimos tempos, Liyla and the shadows of war é, na verdade, uma mistura de jogo com documentário. 
O game é baseado em fatos reais e está disponível no Google Play para download gratuito. 
A narrativa envolve um pai que passa por um verdadeiro inferno para tentar resgatar sua esposa e filha em meio ao conflito armado na faixa de Gaza. O visual é muito similar ao do jogo Limbo e dura muito pouco, o que não diminui o impacto de suas cenas.
Vencedor de inúmeros prêmios e nomeações, Liyla é um alerta para a indiferença das pessoas durante as guerras, sejam quais forem ou onde aconteçam, e também para o sofrimento das pessoas inocentes atingidas. 

Texto: Franz Lima
Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo.

Mais do que isso, o jogo é uma pequena amostra dos horrores provocados pelo homem em combate. A trama irá levar o gamer/espectador a refletir muito mais sobre as tragédias que os conflitos armados podem provocar e as sequelas deixadas. 
Para uma esmagadora maioria que não vive nessa rotina caótica e absurda, Liyla servirá como um lembrete de que o uso das palavras "feridos", "mortos" e "guerra" em conflitos como os que acontecem até hoje entre Palestinos e Israelenses atinge combatentes, guerrilheiros e pessoas que lucram com a guerra, mas também estão expostos aos males e à dor as crianças, os velhos, os doentes e todos que não têm como fugir da zona de guerra.
Outro apontamento interessante está no uso de artefatos proibidos em combate como agentes químicos e armas de destruição em massa (um dos usados no jogo é o fósforo branco).
Como é um jogo baseado em fatos reais, o criador dele colocou no site oficial (Liyla) fotos que dão embasamento ao que é mostrado. Ressalto que não apoio a guerra ou qualquer nação em conflito, porém é preciso compreender que a população civil não pode ser usada como escudo (algo comum na Palestina) ou alvo (algo também comum em ataques israelenses). O diálogo e o fim dessas guerras irão poupar novos sofrimentos como os que são mostrados nessa corajosa obra indie que é Liyla and the shadows of war. 
Vejam um trailer do game e não deixem de baixar. Será uma experiência impactante, porém muito construtiva.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário