Pular para o conteúdo principal

Aprender a língua inglesa não é tão complicado, principalmente com a ajuda deles...

Há algum tempo eu abandonei o comodismo de permanecer distante do aprendizado da língua inglesa. Fundamental por diversos aspectos, o inglês é um idioma indispensável em diversas situações, principalmente se levarmos em conta a contínua globalização que aproxima mais e mais as pessoas. Acrescentemos a isso também as oportunidades que a fluência em inglês (e outros idiomas) pode trazer.
Então, movido por esse interesse cada vez maior, busquei na internet alguma forma de aprender o idioma sem gastar muito (na verdade, a meta é não gastar nada). Descobri aos trancos e barrancos que isso é possível, mas exige - como tudo na vida - um esforço grande e uma dedicação ainda maior, já que nada se ganha à toa (no pain, no gain).
Alguns canais do Youtube são fundamentais nesse aprendizado. Mais do que ensinar a falar (e ler) em inglês, esses Professores (com "p" maiúsculo) mostram e comprovam que podemos aprender esse idioma que tanto nos assustou por longos anos. Não existe uma receita de bolo ou uma fórmula mágica. Tudo depende do quanto VOCÊ quer evoluir no aprendizado. Como dito, seu esforço dirá em que velocidade e o quanto irá absorver dessa nova língua. 

Texto: Franz Lima
Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo


Então, vamos nomear alguns desses Professores e seus canais que serão, sem quaisquer dúvidas, essenciais para que cresçam como falantes, ouvintes e leitores da língua inglêsa. São eles:

SmallAdvantages (ou Vantagenzinhas, como o próprio dono do canal gosta de falar)

Gavin é um norte-americano residente nos EUA, Colorado. Seu diferencial é que ele sabe falar em português, ainda que com um sotaque evidente e que em nada atrapalha. Aliás, essa fluência na língua portuguesa é um diferencial em suas aulas, pois ele nos faz acreditar em nosso potencial para aprender o inglês. Afinal, se ele, estadunidense, conseguiu falar e ler em português, por que não podemos conseguir aprender com a mesma cadência a ler, falar e ouvir em inglês?
Ponto adicional para a informalidade do ensino por ele praticado. Gavin faz com que suas aulas sejam fluidas, divertidas e acessíveis a todos. Outro fator interessante está em seus vídeos onde ele mostra um pouco da realidade de um americano em uma cidade dos EUA. Show!
Quer ajudar o Gavin a profissionalizar ainda mais seus vídeos e seu próprio espaço para gravação e edição? Então, colabore com uma pequena parcela mensal (é muito barata mesmo) que varia de 1 a 7 dólares. Acesse ESTE LINK e colabore com ele no Patreon!
A seguir, um de seus vídeos onde é possível ter uma noção de como são suas aulas. Recomendo assinar o canal e clicar no "sininho" para receber em primeira mão as atualizações do canal. 


Paulo é um brasileiro que mora nos EUA. Seu inglês é excelente e ele conhece as dificuldades que uma pessoa pode enfrentar ao iniciar o aprendizado dessa língua.
Com bastante honestidade, Teacher Paulo deixa claro aos seus alunos que nada vem por acaso. O aprendizado de inglês é obtido através de uma constância e de esforço. Milagres são promessas que alguns canais e professores lançam como algo simples, porém o aprendizado dessa língua requer dedicação. Outra lição que ele deixa bem clara: avançar na língua inglesa, desenvolver-se, para depois estagnar por achar que já está em um nível avançado é sinônimo de retrocesso. 
Teacher Paulo também promove debates e aulas ao vivo no Youtube acessíveis a todos. Seu canal já conta com quase 200 mil inscritos e mais de 200 vídeos disponíveis. Assim como Gavin, Paulo mostra também um pouco do cotidiano nos EUA e não se diz o dono da verdade, fato comprovado pela participação de outros professores, além da recomendação de outros canais.
Great job! Like her channel on Youtube, please!



Tim é outro norte-americano com paixão pela língua portuguesa. Essa paixão o aproximou de nós e lhe trouxe à mente a ideia de ensinar inglês para nós, povos lusófonos. Tim também se vale do bom humor e mostra uma força de vontade incrível para manter o canal e produzir novos conteúdos. Ele é um exemplo quando o assunto é aprender outro idioma, já que sua fluência no português é visivelmente maior a cada novo vídeo.
Além das aulas de inglês, ele mostra um pouco do dia a dia dos estadunidenses e é um dos gringos que mais colabora em outros canais de aprendizado de idiomas. Sua parceria com MrTeacherPaulo é sempre engraçada e comprova o quanto é preciso pôr em prática o inglês para aperfeiçoá-lo. 
Tim é um dos mais divertidos professores de inglês da web. Sua simpatia aumenta por seu amor ao nosso país. Ele curte nossa música e cultura. Um outro ponto extremamente favorável em suas aulas é a participação de vários Youtubers brasileiros.
Em suma, conhecimento de frases e expressões atuais, aulas de inglês mais formais, estudo de pronúncia de brasileiros famosos e até formas corretas de se pronunciar marcas, bandas, etc, são partes integrantes de cada uma das aulas desse gringo muito gente boa.
Não deixe de assinar seu canal e segui-lo nas redes sociais. Eu recomendo!



Sim, o correto é Mairo, não Mario. Mas esse detalhe é o que menos importa.
O canal desse professor brasileiro é um dos melhores e mais acessados não à toa. Além de um óbvio esquema forte de marketing, Mairo conta com aulas rápidas que são repassadas em várias redes sociais. 
Seu conhecimento é grande e dosado de forma sensata, algo indispensável para que o aluno não meta "os pés pelas mãos". 
Assim como Tim, Gavin ou MrTeacherPaulo, Mairo faz questão de evidenciar que o aprendizado vem de forma gradual, porém ele pode ser ampliado com mais atenção, prática e dedicação.
Suas aulas são expostas no Facebook, Instagram e Youtube, contando com quase 380 mil inscritos. Mairo disponibiliza gratuitamente um livro com boas lições e uma metodologia de estudo do inglês para download em seu site www.mairovergara.com.
As diiiicas dele são muito boas e há também as "pronunciations tips", mini-aulas sobre uma palavra específica cujos resultados são excelentes.
Mairo tem seu curso de inglês próprio - via internet - cujos resultados são bastante elogiados. Claro que isso não é gratuito, mas é muito mais em conta quando comparado com os abusivos cursos de inglês e seus resultados lentos.

Nota: todos os canais aqui destacados apresentam conteúdo gratuito e com resultados eficientes. A associação a cursos ministrados pelos professores é meramente um reconhecimento pelas aulas e pelo mérito de cada um deles. Eu acredito que a união dos estudos formais com as aulas deles pelo Youtube ou outra rede social (ou até site próprio) irão resultar em uma absorção cada vez maior e mais rápida da língua inglesa.
Eu investirei pesado nesse aprendizado, ciente de que os frutos serão colhidos quase que imediatamente. 
Abraços a todos...
Franz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr