Pular para o conteúdo principal

Salem´s Lot - A mansão Marsten (1979). Review comparativo com o livro de Stephen King.


A adaptação começa de forma abrupta, em um ponto que indica o fim da trama, principalmente se você leu a obra original.  O título em inglês é ‘Salems Lot, o mesmo do livro de Stephen King (de 1975), mas no Brasil o filme recebeu o nome de A Mansão Marsten, algo talvez motivado pelo nome do livro em português: A hora do vampiro*. Vale lembrar que o filme foi lançado em 1979, época em que o sucesso de King ainda não o havia elevado ao patamar de Mestre do Horror. Originalmente era uma minissérie em dois episódios, fato repetido em 2004 na nova adaptação.
Ben Mears é um escritor que busca inspiração em uma pequena cidade do Maine, ´Salems Lot. A cidade é parte da infância de Ben e seu retorno causa estranheza em alguns moradores.
Mas Ben não é o único estranho. Straker e seu sócio, Barlow, são os responsáveis não só pela compra de um espaço que se tornou uma loja de antiguidades como, para espanto de todos, compraram a mansão Marsten, um lugar sombrio e abandonado há 20 anos.

Texto: Franz Lima. 
Curtam nossas fanpages:  Apogeu do Abismo e 

Há visíveis diferenças no roteiro do filme que podem incomodar os fãs do livro. Além da caracterização dos personagens, vínculos e comportamentos mostram que a adaptação não foi fiel ao extremo.
Passagens modificadas ou com personagens alterados persistem conforme o filme avança. Alguns parecem se misturar – mesclar - com outros, gerando desconforto para os leitores, mas nada que impeça a compreensão da trama.
Os principais nomes do livro estão preservados na versão cinematográfica: os irmãos Glyck, Susan Norton, Ben, Eva Miller, Larry Crockett, padre Callahan... o que denota a tentativa de preservação da estrutura e da narrativa de King, apesar das limitações que uma versão de 3 horas tem em comparação com um livro de 460 páginas.
Caso não tenha lido o livro, aconselho que o faça para seguir adiante nessa resenha. A partir daqui, spoilers!!!

O início da devastação da cidade de Salem´s Lot surge. Aos poucos a população passa a sofrer os ataques do vampiro cuja real intenção é criar um exército para si. Ninguém é poupado, inclusive crianças. 
Stephen King foi muito esperto ao vincular as relações pessoais e familiares com a tomada da cidade. Barlow, o vampiro, usa os vínculos para matar mais pessoas. Isso ocorre com os Glyck, Eva Miller e outros. A maldição passada por Barlow é silenciosa e covarde, mas eficaz ao exterminar famílias e torná-las escravas de sua vontade.
Um ponto forte do livro é a gradual “vampirização” da cidade. Ben, Susan, Mark, Matt e outros personagens são cercados, literalmente, por uma colônia de vampiros escravos que aumenta em progressão geométrica. Eles presenciam a degradação de amigos e parentes sem que nada possam fazer, mas há espaço para ampliar a empatia do leitor com essas vítimas, já que Stephen King ao longo do livro nos apresenta nuances de dramas e fatos importantes das vidas dessas pessoas. Em suma, o filme peca por não ampliar as histórias dos “coadjuvantes”, enquanto o romance é rico em detalhes, o que cativa o leitor e dá amplitude à narrativa.

Por se tratar de um filme mais antigo, década de 1970, muita coisa ficou a desejar. Não que os filmes dessa época sejam ruins, porém os escassos recursos tecnológicos e os exageros em algumas atuações não impõem medo ao espectador. Há passagens onde o tom caricato – sem essa intenção, óbvio – minimiza o impacto delas.

Eu gostei do filme, mas ele está muito datado e possui limitações que a tecnologia da época impôs, como já dito. Pela quantidade de personagens e as nuances da trama, caberia uma minissérie mais longa para que a trama fosse desenvolvida com tranquilidade, o que facilitaria a compreensão do espectador quando partes excluídas estivessem presentes nessa nova versão. Isso também serviria para atrair um público mais novo. Ao contrário do que ocorreu com Carrie, Salem´s Lot é uma obra que não recebeu o trato devido, principalmente no aspecto dramático, ponto alto do livro.
Algumas caracterizações também não me agradaram, principalmente as de Barlow e Straker. Ambos não passam a força e malignidade citadas no livro. Barlow é uma clara cópia do Nosferatu de Max Schreck, enquanto Straker está frágil quando comparado com o original.
O duelo final entre o bem e o mal é rápido, simples quando comparado ao relato de King. Detalhes importantíssimos são descartados e há algo que deixa a obra mais clichê e previsível ao mostrar Ben e Mark em um confronto direto com um fantasma de seus passados. 
Sei que as comparações não agradam alguns por diminuir a obra de 1979, porém é vital afirmar que o livro de Stephen King, um dos mais importantes de sua carreira, merece uma versão definitiva, à altura daquilo por ele imaginado e, principalmente, completa. Só assim o espectador que leu o livro se sentirá bem. Quanto a quem nunca leu, ver um filme com tantas lacunas se torna um problema, já que a impressão passada é a de a história é fraca, algo absolutamente longe da realidade.

* Apesar de clichê, A Hora do Vampiro é o título mais adequado para o livro de King, principalmente se levarmos em conta a época em que foi lançado no Brasil. Esse título está relacionado ao momento em que o vampiro ganha forças e é um dos mais tensos momentos do romance literário. 
Esse título teve tanta força no país que até outros filmes foram nomeados para lembrá-lo, como os dois A Hora do Espanto, também com o tema 'vampiros'.

Dados Técnicos:

Elenco (em ordem alfabética):
Barbara Babcock -  June Petrie
Barney McFadden -   Ned Tebbets
Bonnie Bartlett   -Ann Norton
Bonnie Bedelia   - Susan Norton
Brad Savage   - Danny Glick
Clarissa Kaye-Mason - Majorie Glick
David Soul  - Ben Mears
Ed Flanders  - Dr. Bill Norton
Elisha Cook Jr.  - Gordon 'Weasel' Phillips
Ernest Phillips  - Royal Snow
Fred Willard  - Larry Crockett
Geoffrey Lewis - Mike Ryerson
George Dzundza  - Cully Sawyer
James Gallery  - Padre Donald Callahan
James Mason  - Richard K. Straker
Joshua Bryant   - Ted Petrie
Julie Cobb - Bonnie Sawyer
Kenneth McMillan  - Parkins Gillespie
Lance Kerwin  - Mark Petrie
Lew Ayres  - Jason Berk
Marie Windsor  - Eva Miller
Ned Wilson  - Henry Glick
Reggie Nalder  - Kurt Barlow
Robert Lussier  - Nolly Gardner
Ronnie Scribner  - Ralphie Glick

Direção: Tobe Hooper

Ano: 1979

Duração: 184 minutos.

Para fechar, uma entrevista (em inglês) com Julie Cobb, a Bonnie Sawyer


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr