Pular para o conteúdo principal

Editora Rocco lançou box de luxo em comemoração aos 20 anos de Harry Potter no Brasil. Mas vale a pena?

Lançado em 1997, o primeiro livro da série Harry Potter (Harry Potter e a Pedra Filosofal) só chegou em 2000 ao Brasil por iniciativa da editora Rocco. Rapidamente o livro virou sucesso e se transformou em sucesso absoluto, chegando a ter uma série de filmes baseados nas obras de J. K. Rowling, histórias independentes (a série Animais Fantásticos), games, revistas, fanzines, cosplays e outra infinidade de coisas atreladas à obra original.
Este não é um post simples para divulgar o box ou os livros separados dessa nova empreitada da Rocco, mas uma tentativa de esclarecer tudo sobre a publicação, sua pertinência e seus contratempos.
O ano de 2020 marca o aniversário de 20 anos da primeira publicação da obra no país. Logo, nada mais justo do que a editora original da série literária comemorar em alto estilo essa data tão especial.
Assim, a editora Rocco lançará no dia 30 de abril um box comemorativo com os sete livros em capa dura, caixa temática e todos os livros com fitilho, além do ótimo papel, para brindar esse evento tão importante. As capas reunidas formam uma imagem com todos os principais personagens da saga que marcou uma geração inteira e continua a ser sucesso, tanto por ser uma trama magistral e marcante, como também por ser capaz de prender o leitor ao desenvolver personagens e suas nuances de forma convincente e inesquecível.

A saga de Harry, Hermione e Rony foi imortalizada nos cinemas em 8 filmes que ajudaram a ampliar o alcance dessa história fantástica. 


E AFINAL, QUANTO CUSTA ESSA BELEZINHA?


Esse é o grande problema da nova coleção. Os livros da série Harry Potter contam com os já citados 20 anos de lançamento e, obviamente, muitos já leram as histórias, além de terem visto os filmes. Sendo assim, não há novidades – do ponto de vista do conteúdo – nesse box. Então, o leitor que ama um livro de capa dura, com acabamento de luxo, papel amarelado importado da Finlândia e outros mimos esperaria um preço em torno de 250 a 300 reais no máximo. Essa, confesso, era a minha expectativa. Entretanto, os preço do box está nas alturas e está à venda por módicos R$ 449,90 (450, se preferir). Não acredita? Veja o preço no Submarino e na Amazon (cujo preço atual é de R$332,79 por tempo limitado).
Alguns podem achar o preço honesto, principalmente por conta da alta histórica do dólar, uso de papel importado, impressão em relevo, nova revisão (eu acredito) e o próprio box que protege os livros. Tudo é de primeira qualidade, porém foge – e muito – da realidade do consumidor normal, aquele que tem um poder aquisitivo médio ou baixo.
Eu possuo três livros da série que são em formato grande, ilustrados por Jim Kay e que contam com capa dura, folhas de alta gramatura em couché, sobrecapa aveludada e que é um primor. As ilustrações, reforço, são um incentivo à leitura dos mais novos. Também possuo a série original da Rocco, conforme as ilustrações abaixo.
Outro fator que pesa na aquisição desse box está no próprio fato de estarmos em plena crise econômica (resultado da soma do coronavírus com problemas anteriores) que diminuiu muito o poder aquisitivo do brasileiro. A editora fez o máximo para trazer um produto de altíssima qualidade, mas não levou em consideração o fato de não ser algo inédito (há várias, várias versões da série literária do bruxinho) e os problemas já citados.
Ainda não leu nada sobre Harry Potter e tem uma pratinha guardada para aquele presentão que você merece? Ótimo, esta é a publicação que aguardou por tanto tempo. Pode parcelar (sem juros) e essa iniciativa não trará problemas financeiros (já que certamente há outros financiamentos)? Ok, boa compra. Agora, caso esteja na corda bamba do emprego, tenha pouca grana e sabe que essa grana fará falta, então não se deixe empolgar e adquira o box com capa comum que foi publicado pela mesma Rocco ao preço atual de 119 reais ou a edição premium – também em capa comum – que custa em média 220 reais. Há outras opções que variam de preço e podem até sair mais caras, porém a mesma editora Rocco tem uma série em capa dura que está custando módicos 170 reais no Submarino.
Resumindo: o produto é maravilhoso e tem vários mimos que deixarão o colecionador mais exigente cheio de alegria. O porém está no preço e na variedade de livros já lançados que atingem os mais diferentes estilos de compradores, inclusive os mais exigentes. Apesar de ser um lançamento, minha avaliação final é a de que a editora se exaltou no preço final da obra, mesmo com a já citada qualidade.
Enfim, pese as informações aqui prestadas e faça sua escolha. A história seja ela em papel jornal ou em papel importado é – isso eu garanto – inesquecível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a