Pular para o conteúdo principal

It – Capítulo 2: A conclusão da saga de Stephen King em altíssimo nível.


Adaptar obras de Stephen King é uma empreitada com apenas dois resultados possíveis: ou você verá um filme péssimo, ou terá uma obra-prima nas mãos. Felizmente, It – Capítulo 2 é facilmente enquadrado como obra-prima.

A aguardada continuação do filme que adaptou um dos mais longos romances de King, iniciado em 2017, é provavelmente o mais aguardado filme de terror de 2019. Isso se deve em função de um primeiro filme feito com extrema competência e que cativou a plateia por ser fiel ao livro homônimo de Stephen King, assim como trouxe às telas um Clube dos Otários perfeito e um Pennywise (Bill Skarsgård) mais sombrio e assustador que o apresentado no longa de 1990 (que também foi uma minissérie).

Para compreender melhor o que os aguarda, vejam – óbvio – o primeiro It – A Coisaleiam meu review do primeiro filme e assistam ao trailer abaixo…

WELCOME BACK.

Sim, Pennywise aguardou pacientemente ao longo de 27 anos para retomar sua chacina em Derry. Entretanto parece que a cidade ficou também mais bruta após os estragos feitos em 1989, fato comprovado pela cena inicial que impacta não pelo terror, mas pela covardia. Essa cena deixa nítida a influência negativa do palhaço em algumas pessoas que já são propensas a fazer o mal.

Estamos em 2017 e nos deparamos com uma Derry mais moderna e com mais habitantes, um prato cheio (literalmente) para o apetite por sangue de Pennywise. Ele, aliás, continua agindo de forma discreta e também caça adultos. Logo no início percebemos que a cidade é uma espécie de fazenda para o monstros, um lugar onde ele pode selecionar a comida (as vítimas) ao seu bel prazer.

E é nesse sombrio lugar que nos reencontramos com um adulto Mike Hanlon (Isaiah Mustafa), o único remanescente do Clube dos Otários na cidade. Ele sofreu por longos 27 anos sendo uma espécie de guardião de Derry. Mike catalogou e pesquisou tudo sobre a criatura ao longo desse período e também foi o primeiro a perceber seu retorno.


Cabe a Mike a árdua tarefa de convocar seus amigos para que cumpram a promessa feita há quase trinta anos. Cabe a ele o pesado fardo de trazer à tona emoções e dores que estavam guardadas por tanto tempo. Mas ele jamais pôde guardar ou esquecer nada, já que sua sina era ser o vigia do mal adormecido em Derry.

Reencontramos os outros integrantes do Clube dos Otários: Bill Denbrough (James McAvoy), Berverly Marsh (Jessica Chastain), Richie Tozier (Bill Hader), Ben Hanscom (Jay Ryan), Eddie Kaspbrak (James Ransone) e Stanley Uris (Andy Bean), agora adultos e com vidas estabelecidas. Alguns traços de suas vidas pregressas permanecem inertes e são despertadas quando recebem o chamado de Mike. Bill volta a ter pequenos acessos de gagueira, Bev ainda vive sob o jugo do abuso, Richie usa o humor para esquecer, Ben é um homem de sucesso nos negócios, Eddie continua sob o domínio de uma nova mãe e Stanley é o que mais se abala com essa convocação.


As personagens gradualmente retomam aspectos de suas infâncias e nós vamos nos identificando passo a passo com eles. Para facilitar essa transição da infância para a fase adulta, Andy Muschietti usou de forma brilhante o recurso do flashback sem que isso diminuísse o ritmo narrativo. Ponto positivo para o retorno das crianças que complementam a trama de forma brilhante e carismática. Não há como não gostar desse grupo de excluídos que encontrou na amizade a ferramenta para sobreviver e crescer diante de algo que não compreendiam.

E não há como deixar de elogiar a escolha dos elencos para o Clube dos Otários que são realmente muito parecidos. As versões adultas parecem mesmo ser as crianças crescidas. Impecável!

O RETORNO A DERRY.

Uma coisa fica clara assim que os primeiros integrantes do Loser´s Club chegam à cidade: Pennywise sabe que eles estão lá e os aguarda com ansiedade. O monstro assassino nutre um ódio incomparável por essas pessoas, assim como também sente falta deles, já que ninguém jamais havia oferecido tanta resistência ao seu poder. O que passamos a ver é um jogo de gato e rato onde o medo se espalha com uma velocidade impressionante, marca e choca o público, além de estar muito coerente com aquilo que foi apresentado no livro de Stephen King.

Uma vez em Derry, todos os traumas que a cidade e a criatura lhe impuseram retornam. A sensação deles é tão crível que os espectadores compartilham de suas emoções. É algo muito próximo ao reencontro de um parente que conhecemos quando crianças e, anos depois, revemos, reconhecemos, mas há algo incômodo e diferente. Os membros do Clube dos Perdedores passam por isso em um nível muito maior.

E há um aliado inesperado que Pennywise convoca para, novamente, atormentar e matar os Perdedores.


ENFRENTE SEUS MEDOS.

Apesar de ser um filme de terror, It não se resume a isso. Tal como está nos livros de Stephen King, há outros pontos pertinentes e capazes de levar o leitor (agora espectador) a refletir. O vínculo de amizade entre as crianças é tão forte que isso resiste ao passar dos anos. O compromisso é inabalável, mesmo diante do medo de reencontrar um ser tão maligno quanto Pennywise. Contudo, isto não se resume aos adultos que retornam a Derry, já que o próprio palhaço do mal terá que enfrentar aqueles que o derrotaram 27 anos atrás. Em suma, todos terão que ficar face a face com seus maiores medos.

O filme foi roteirizado para mostrar aquilo que King escreveu. O livro destaca principalmente uma jornada onde confrontar os temores é a única forma de superá-los; assim acontece em It – Capítulo II, pois a trama toda se desenvolve sobre essa temática, mas com destaque para um fato importantíssimo: encarrar os medos não implica na ausência de perdas. Mais do que isso, aprendemos que perder é algo possível quando diante de algo violento e irrefreável, assim como é o próprio Pennywise.

SOBRE O AMOR.

O longa é uma obra do medo, disso não tenham dúvida. Entretanto, há um ponto que nunca deixa de seguir os medos presentes: o amor. E quando falo de amor é preciso frisar que isto está muito acima do sexo ou da paixão, pois o amor em pauta é aquele oriundo da confiança, da fraternidade e do respeito mútuo. As crianças lutaram e suas versões adultas voltaram para o pesadelo para findar o combate de suas vidas. Voltaram, é preciso deixar claro, por amor mútuo e por respeito à promessa feita.

A ORIGEM REVELADA.

Uma parte muito interessante da obra está na explicação do surgimento da criatura. O ser que sobrevive às custas das vidas de adultos e crianças em Derry é muito mais antigo do que pudemos supor. Isso fica explícito nesta parte final da obra e deixa claro que o mal é ancestral, impiedoso e covarde ao se aproveitar dos maiores medos das pessoas.


SUSTOS E EFEITOS VISUAIS.

Eu me surpreendi com o primeiro filme quando ele trouxe à tona os pesadelos presentes nas páginas do livro de Stephen King. A surpresa foi maior ao me deparar com um filme em duas partes, o que significava que a possibilidade de termos um longa realmente próximo daquilo que está no livro seria algo palpável.

Agora, após ver o segundo filme, estou ainda mais surpreso. Cenas e imagens que só habitavam minha imaginação saltaram da tela. As várias versões de Pennywise (onde ele incorpora os temores das vítimas) são impactantes e, felizmente, a direção e o roteiro não se esquivaram de provocar o incômodo com imagens e situações realmente escritas por King.

Em resumo, It – Capítulo II é o fechamento correto e ideal para uma história atemporal, impactante e que não sairá da sua memória jamais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr