Pular para o conteúdo principal

Tropas Estelares (Starship Troopers - 1997). Ficção científica, política e ação em um filme memorável.

          

Dirigido pelo aclamado Paul Verhoeven, Tropas Estelares (Starship Troopers - 1997) é o primeiro filme de uma quintologia, mas também o melhor entre todos. O longa metragem conta a saga de um grupo de amigos que se alista para combater os insetos que assolam o planeta, alienígenas mais viscerais e violentos que os Aliens enfrentados por Sigourney Weaver.

A trama destaca a evolução das carreiras de Johnny Rico (Casper Van Dien), Dizzie (Dina Meyer), Carmem (Denise Richards) e Carl (Neil Patrick Harris), amigos que optam por servir às Forças Armadas para obter a cidadania plena. O interessante na já citada evolução é a forma como cada um deles se adequa à realidade de suas capacidades. Carmen é uma excelente estudante de matemática e candidata ao posto de piloto. Rico foi um grande atleta em seus tempos como estudante, mas inábil nas matérias teóricas, fato que o levou a se alistar como soldado de infantaria. Dizzie também opta pela infantaria. Por fim, Carl é encaminhado para a inteligência militar.

Mesmo trabalhando em fronts diferentes, os amigos de colégio serão peças fundamentais no combate à invasão alienígena, mesmo que o preço cobrado seja alto demais. 

Uso de linguagem sensacionalista. 

Um ponto curioso de Tropas Estelares é o uso de linguagem jornalística. Contudo, a linguagem em pauta é a sensacionalista, aquela voltada a exaltar ânimos e provocar as mais diferentes reações por parte dos espectadores.

Algumas partes do longa remetem às cenas de Robocop, onde também encontramos o mesmo tipo de jornalismo retratado. Além do uso de “depoimentos” de pessoas (sejam vítimas ou militares que clamam por mais voluntários), temos também a inclusão de logotipos a partir de cenas impactantes e um narrador quase onipresente, visto que ele está em todas as propagandas e notícias do governo.

Mas o que isso quer dizer? Pura e simplesmente o roteiro de Edward Neumeier (baseado no livro homônimo de Robert A. Heinlein) faz uma crítica à manipulação propagandista usada por alguns governos e também pela indução provocada pelas notícias presentes em algumas emissoras e canais. Cabe relembrar que uma das maiores máquinas de propaganda (incluindo cinema, rádio, cartazes e TV) foi usada com eficiência pelos nazistas, comandada por Joseph Goebbels. 

Aliás, a similaridade de alguns uniformes com os usados pelos alemães na Segunda Guerra Mundial não ocorreu à toa. Trata-se de uma crítica ao visual atrativo que o militarismo tem, mas que esconde as agruras e sofrimentos em períodos de guerra. Muitos jovens cederam ao apelo do uniforme e aderiram às fileiras no front por puro encantamento... e por lá permaneceram.

Em contrapartida, o mesmo tipo de campanha para angariar fundos e mais combatentes ocorreu em diversos países durante o confronto da Segunda Grande Guerra. Como resultados, centenas de milhares de mortos nos fronts, independentemente de serem Aliados ou do Eixo.

O que realmente importa é a crítica correta ao mau uso (ou uso equivocado) de uma ferramenta tão poderosa quanto a imprensa. 

Argentinos. 

Alguns dos protagonistas do filme são oriundos da Argentina, mais especificamente de Buenos Aires. Isso é algo incomum para um filme não rodado na Argentina, mas cujo principal intento foi mostrar que o mundo está sob a tutela de um governo globalista e, em menor escala, usar a cidade e o vínculo sentimental dos protagonistas como ferramenta narrativa.

Claro que em uma guerra é muito importante ter compatriotas ao seu lado. Os laços de amizade ganham força quando há também uma pátria e uma história em comum. 

Nudez e sensualidade usadas de forma correta. 

Há cenas de nudez em algumas partes da obra. Isso, contudo, não é sinônimo de leviandade ou que esse recurso foi usado de forma fútil.

Na verdade, Tropas Estelares mostra que os combatentes da Infantaria são iguais quando em treino e nas guerras. Não há distinção ou privilégios por causa do sexo, o que implica em afirmar que as mulheres chegaram à tão almejada igualdade com os homens, uma vez que são tão letais e essenciais na guerra quanto estes.

Uma das cenas de nudez mostra os combatentes no banho, um local comum, onde todos fazem sua higiene sem se importar com a nudez alheia. E quando eu digo todos é porque homens e mulheres estão nus em um mesmo ambiente, porém eles se enxergam como iguais, combatentes que poderão alcançar a glória na batalha ou a morte. Em essência são apenas soldados. 

Sem frescura. 

A linguagem usada em Tropas Estelares é única. Ao contrário dos atuais filmes de ficção que se valem de um controle nos diálogos e até mesmo nas cenas, este longa-metragem não esconde do espectador aquilo que o diretor e o roteirista idealizaram como um campo de batalha contra seres desprovidos de remorso e pena.

Corpos mutilados, sangue em profusão e mortes extremamente violentas servem para – essencialmente – relembrar ao espectador os horrores de um combate armado que, neste caso, ganha em horror por haver um inimigo alienígena, poderoso e mais letal que qualquer soldado. 

Cabe também destacar que a vida militar é retratada de forma idêntica ao que é visto nos mais rigorosos centros de treinamento do mundo. Não há espaço para erros e, por consequência, as falhas são penalizadas com a expulsão ou castigo físico. Isto é visto no filme com algum excesso, mas houve uma época em que as Forças Armadas penalizam com chicotadas os infratores, tal como mostrado. 

Direitos civis. 

Para ser um cidadão com plenos direitos civis é necessário ter colaborado com a iniciativa de guerra. Ao se voluntariar, o indivíduo passará por um período de dois anos de serviço. Com o término dessa fase, obviamente se sobreviver, ele terá direito a ser considerado um cidadão, usufruindo de alguns direitos concedidos apenas aos que se voluntariaram.

No decorrer da história é possível ver que adquirir esses direitos é uma tarefa potencialmente fatal, visto que apenas uma minoria consegue sobreviver às agruras do palco de guerra. 

Efeitos visuais. 

Estamos no último dia do mês de janeiro de 2022. Nossa época é um período privilegiado no quesito “efeitos especiais/visuais”, onde praticamente qualquer coisa pode ser criada ou recriada por computador. Não há limites para o realismo nos CGI e efeitos modernos.

Entretanto, Tropas Estelares é um filme de 1997. São 25 anos de distância entre as tecnologias daquela época e as de hoje. Ainda assim, fica fácil afirmar que o longa tem efeitos decentes e capazes de transportar o espectador para as ambientações e cenas de ação.

Mesmo tecnicamente limitado, o filme tem uma narrativa extremamente bem amarrada e efeitos visuais elaborados com muito esmero. Com isso, fica fácil perceber que uma história bem contada não é sinônimo de centenas de milhões de dólares investidos em CGI e outros recursos. 

Homo Sapiens. 

Dotado de inteligência, linguagem própria e tecnologia, o ser humano se destaca em seu planeta como o animal dominante. Ao longo dos séculos é fácil observar o quanto evoluímos.

Isso, entretanto, não ocorreu sem sequelas.

A humanidade evoluiu em inteligência e prepotência. Acreditar em um intelecto acima do de outras espécies pode ser um erro com imensurável capacidade de provocar danos. Preparem-se para isso. 

 Incongruências. 

O filme é uma ficção científica de alto nível, o que não impede que haja falhas gritantes no roteiro. Duas delas são bem visíveis e envolvem Rico e Carmen, protagonistas do filme, cujos graves ferimentos são sanados pela tecnologia ou simplesmente esquecidos pela intérprete. Tenho a ousadia de dizer que provavelmente eles poderiam morrer por anemia profunda em função do sangramento ou até entrarem em estado de choque devido à gravidade dos ferimentos. Claro que nada disso acontece por se tratarem de elementos fundamentais da trama.

Isso, óbvio, não é algo muito incômodo. O espectador terá a oportunidade de se divertir, emocionar e assustar com essa produção à frente do seu tempo.  


Interpretações. 

Esse é um ponto indiscutível em Tropas Estelares. O elenco foi escolhido de forma primorosa e há alguns que se destacam a ponto de ficarem marcados pelos papéis interpretados.

Além dos já citados atores no início do post, o filme conta também com os talentos de Clancy Brown (sargento Zim), Jake Busey (Ace Levy), Brenda Strong (Capitã Deladier), Michael Ironside (Jean Rasczak), Patrick Muldoon (Zander), Dean Norris (Comandante da área de treinamento), entre outros.

Novamente é válido destacar que mesmo com recurso limitados e outros entraves, Tropas Estelares é um ótimo filme que resultou em mais duas continuações e duas animações. Destes derivados, apenas as animações (Tropas Estelares – Invasores de Marte e Tropas Estelares – A Invasão) são dignas de nota.

Em suma, este filme se transformou em um clássico por ter a ousadia de criticar ao mesmo tempo a insolência do ser humano, destacar os estragos provocados pelas guerras, usar de uma linguagem visual que hoje seria alvo de muitas críticas e, mais do que isso, por adaptar uma história de décadas atrás com maestria suficiente para que a fusão de literatura e cinema fosse algo inesquecível.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr