Pular para o conteúdo principal

Sonic 2: o que os dois trailers revelaram para nós?


Antes de qualquer coisa, preciso dizer que Sonic, o filme é uma das melhores adaptações para o cinema de um game. Não compreendo a sistemática por trás dos filmes baseados em jogos, mas o fato é que são raros aqueles que correspondem às expectativas dos fãs.

Sendo assim, vamos rever o primeiro trailer para depois analisar o segundo. Com base nos dois trailers já divulgados, poderemos ter uma melhor ideia do que virá, porém sem adivinhações ou achismos. 

Fiel aos games?

Essa é uma pergunta crucial. Eu creio que a fidelidade ao produto original seria algo muito difícil, sobretudo por causa das limitações que o próprio jogo impõe. Compreendam que a franquia Sonic não é complexa como a série God of War ou outro game cujo roteiro é praticamente um presente para os roteiristas de cinema.

Sonic (a franquia) tem muita movimentação e segue um padrão muito similar há décadas. Claro que temos animações, quadrinhos e outros produtos relacionados que dão amplitude (e possibilidades) a um filme baseado na franquia, o que não é uma garantia de sucesso.

Felizmente o primeiro filme foi um estrondoso sucesso. Com uma narrativa coesa, cenas de ação bem feitas, personagens carismáticas e um respeito à obra original, o público recebeu aquilo que por muitos anos aguardou.

Como exemplo, vejam o vídeo em que Jim Carrey mostra como foi sua adaptação ao Dr. Robotnik. Ele, aliás, foi um dos grandes destaques, apesar dos que queriam uma versão digital do vilão.



Com base no que já expus, torna-se simples compreender que estes filmes foram feitos com muito respeito ao público original que deu fama ao Ouriço velocista, os gamers.

O que os dois trailers nos mostram?

O primeiro filme serviu como uma apresentação - aos que desconheciam o Sonic - para os espectadores no cinema. Com muito humor, ação, um bom roteiro e ações convincentes (além do ótimo CGI), o público entendeu quem era o herói e passou a gostar dele.

Agora a história ganha novos ares. Os dois trailers de Sonic 2 dão uma bela ideia do que teremos em abril nos cinemas.

Como visto na cena pós-créditos do primeiro longa, Tails já era uma presença confirmada na continuação. O inesperado ficou por conta do surgimento de Knuckles como aquele capaz de se contrapor ao Sonic. As cenas de confronto presentes nos trailers mostram o poder de Knuckles que chega a parar o Ouriço com uma mão, assim como Hela fez ao parar o Mjolnir arremessado por Thor.


O humor aparentemente continua muito bem dosado, com destaque para a relação entre Sonic e Tails, além da interação com os humanos. Outro fator de destaque é o retorno do Dr. Robotnik, desta vez muito mais poderoso e acompanhado do fortíssimo Knuckles.

Direto dos games.

Esta parte do texto foi escrita pelo meu filho, o Manoel, um garoto que é fã incondicional do Sonic. Ele destaca muitas partes do primeiro trailer que saíram diretamente dos games. Confiram....

O trailer já começa com Sonic olhando a polícia em cima de um prédio e ele vai para lá para impedir uma van que ela estava perseguindo; sendo essa uma referência ao início de Sonic Adventure do Dreamcast em que ele também vê a polícia de um prédio alto antes de lutar pela primeira vez com a criatura Caos no jogo.



Algumas cenas depois, ele deixa uma bomba cair num bueiro e ela explode fazendo um monte de água sair do chão sendo referência a Sonic Adventure, agora na cutscene inicial com um trecho da música Open Your Heart no fundo e uma citação ao Batman, que é um justiceiro mascarado, protetor de Gotham City.

Na cena em que o ouriço anda de skate na casa de Tom, faz alusão ao jogo Sonic Adventure 2/Sonic Generations onde em ambos ele anda de skate, mesmo que em diferentes linhas de tempo; e quando Tom e sua esposa Maddie vão olhar junto de uma multidão de pessoas um tornado eletrificado que está surgindo, ao lado temos um membro da GUN, as forças do governo também presentes em Sonic Adventure 2, onde ele é confundido com Shadow, the Hedgehog; aí é onde também vemos pela primeira vez uma espécie de cúpula em forma de ovo e também o novo design do (junto com novo apelido) dr. Ivo (Eggman) Robotnik com o bigode que todos nós conhecemos, além da volta do seu assistente no primeiro filme (agora, pelo que parece, como atendente em uma cafeteria), o agente Rocha. Também temos a aparição de um badnik clássico: o buzzbomber, perto de outros drones.

Na cena em que o ouriço anda de skate na casa de Tom, faz alusão ao jogo Sonic Adventure 2/Sonic Generations onde em ambos ele anda de skate, mesmo que em diferentes linhas de tempo; e quando Tom e sua esposa Maddie vão olhar junto de uma multidão de pessoas um tornado eletrificado que está surgindo, ao lado temos um membro da GUN, as forças do governo também presentes em Sonic Adventure 2, onde ele é confundido com Shadow, the Hedgehog; aí é onde também vemos pela primeira vez uma espécie de cúpula em forma de ovo e também o novo design do (junto com novo apelido) dr. Ivo (Eggman) Robotnik com o bigode que todos nós conhecemos, além da volta do seu assistente no primeiro filme (agora, pelo que parece, como atendente em uma cafeteria), o agente Rocha. Também temos a aparição de um badnik clássico: o buzzbomber, perto de outros drones.

Mas agora é a partir daqui que a confusão começa: Eggman diz que encontrou a fonte do poder máximo, uma esmeralda, mas tem um detalhe: ele não diz se é uma esmeralda do caos (presente em vários jogos) ou se é uma esmeralda mestra (item pouco presente nos jogos desde Sonic 3 e Knuckles). Se analisarmos com calma, tem mais chance de ele ter encontrado uma esmeralda normal, pois ela é um pouco maior que uma convencional, mas também é muito pequena para ser a esmeralda mestra.

E nesse filme também aparece Tails, o melhor amigo do Sonic com o pelo mais escuro que na cena pós-crédito do primeiro filme; e não só isso, pois também aparece o avião Tornado, aquele que ele sempre pilota, com um emblema na cauda que não só lembra o logotipo da tela inicial do primeiro jogo do ouriço azul, como também emblemas que representavam vidas ou continues para você pegar no Sonic Adventure, Sonic Heroes, etc.

Depois sendo atacados por uma grande base robótica que Robotnik criou , dá para ver que ela está sendo energizada pela esmeralda, pois dá para ver um brilho verde vindo dela (provavelmente o núcleo).

Na cena em que Sonic e Tails estão com muitas roupas de inverno para não serem reconhecidos e entrar no bar, é uma clara referência a South Park, com os personagens muito parecidos com os da série; e logo em seguida perto de um templo com uma coluna de luz verde em direção ao céu, fazendo alusão as Mystic Ruins de Sonic Adventure; e ainda andando de prancha numa montanha cheia de neve se refere a Ice Cap, de Sonic 3 e Knuckles e Sonic Adventure, ambas com foco em descer uma montanha de snowboard.

Agora dentro das ruínas, Sonic e Tails são atacados por Eggman em sua Eggmobile, agora mais parecida com a dos jogos de Mega Drive.

Se você viu que tem Knuckles nos marcadores, não é a toa, pois quando Sonic se energiza, ele é pego e leva um murro de knuckles, o último membro da Knuckles clan nos jogos. Vamos ser francos: o Knuckles ser enganado pelo Eggman e se ver contra o Sonic não é novidade para ninguém, mas uma coisa é fato: de um filme para outro em um espaço curto de tempo, alguma coisa aconteceu (e rápido) para o clã de Knuckles ser extinto tão rapidamente.

O retorno do elenco da primeira produção, a continuidade dos dubladores brasileiros e, acima de tudo, a capacidade de ouvir o público que deu vida e garantiu o sucesso dos jogos são apenas alguns dos motivos para que você se prepare para mais diversão nos cinemas. Tenho certeza que as revelações e curiosidades aqui presentes serão o ponto de partida para que assistam ao primeiro filme (caso ainda não tenham tido essa ótima experiência) e aguardem o lançamento de Sonic 2, exclusivamente nos cinemas a partir do dia 07 de abril deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr