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A Segunda Guerra na visão de Christopher Nolan: Dunkirk. Uma imersão nas zonas de combate.

 

REVIEW EM PORTUGUÊS E INGLÊS (PORTUGUESE AND ENGLISH REVIEW)

Dunkirk não é um filme simples, seja qual for o ponto de vista. Ele tem a complexidade de abordar um tema real, ainda que já comum na Sétima Arte, que é a guerra, mais especificamente a Segunda Guerra Mundial.

Entretanto, a aparente simplicidade cai por terra quando lembramos que dentro da história sempre haverá as micro histórias, tramas que dão mais veracidade e emoção aos relatos do passado.

História.

Dunkirk aborda, basicamente, a célebre evacuação de Dunquerque, uma cidade francesa, onde tropas britânicas e francesas estão acuadas pelos alemães. A missão não é simples, pois os céus estão patrulhados pelos temíveis aviões Stuka, além de bombardeios e um exército inteiro que mata qualquer um que se aventurar pela cidade. Cabe lembrar que esse é o período no qual a Blitzkrieg ainda tinha grande impacto sobre os inimigos, um verdadeiro terror imposto pela máquina de guerra alemã.

A coisa piora quando nos deparamos com uma pressão psicológica impensável. Homens abandonados no front recebem, pelo ar, panfletos pedindo que se rendam para evitar um massacre. Juntemos a essa situação já deprimente o fato de que quase não há água potável, cadáveres são enterrados ao lado de amigos, enquanto bombardeios acontecem com precisão quase cirúrgica. É, no geral, um quadro péssimo onde as esperanças de sobrevivência são mínimas.

Mas, está registrado na história, a esperança, ao menos dessa vez, venceu. Só há um detalhe: na guerra, nem a vitória vem fácil.

Christopher Nolan é um dos mais eficientes e competentes diretores da atualidade. Ele deu vida a um Batman que marcou por seu tom sombrio e violento. Criou um dos mais complexos filmes sobre viagens espaciais com Interestelar. Deu consistência a teorias onde só a imaginação poderia conceber com A Origem. Transformou Robin Williams em um assassino no filme Insônia. Agora, com Dunkirk, ele fez uma imersão no universo de um complexo momento da Segunda Grande Guerra, até hoje motivo de estudo. Mais do que isso, ele conseguiu levar o espectador a uma experiência bem diferente, já que há a nítida sensação de que ao invés de apenas contemplar o que se passa, é possível viver o amargor da guerra.

Dunkirk is not a simple movie, whatever the point of view. It has the complexity of addressing a real theme, although already common in the Seventh Art, which is war, more specifically the Second World War.

However, the apparent simplicity falls apart when we remember that within history there will always be micro stories, plots that give more truth and emotion to the reports of the past.

History.

Dunkirk basically addresses the notorious evacuation of Dunkirk, a French town, where British and French troops are cornered by the Germans. The mission is not simple, because the skies are patrolled by the fearsome Stuka planes, as well as bombings and an entire army that kills anyone who ventures into the city. It is important to remember that this was the period in which the Blitzkrieg still had a great impact on the enemy, a real terror imposed by the German war machine.

It gets worse when we are faced with unthinkable psychological pressure. Men abandoned at the front receive leaflets in the air asking them to surrender to avoid a massacre. Add to this already depressing situation the fact that there is almost no drinking water, corpses are buried next to friends, while bombings happen with near surgical precision. It is, in general, a terrible picture where the hopes of survival are minimal.

But, it is recorded in history, hope, at least this time, won. There is only one detail: in war, not even victory comes easy.

Christopher Nolan is one of the most efficient and competent directors today. He gave life to a Batman who marked by his dark and violent tone. He created one of the most complex films on space travel with Interstellar. It gave consistency to theories where only imagination could conceive with Origin. It turned Robin Williams into a killer in the movie Insomnia. Now, with Dunkirk, he made an immersion in the universe of a complex moment of the Second World War, until today reason for study. More than that, he managed to lead the viewer to a very different experience, since there is a clear sense that instead of just contemplating what is happening, it is possible to live the bitterness of war.

A guerra é solitária. 

Esse é o primeiro fato evidenciado no enredo do filme. Não há espaço para compaixão quando o assunto é sobrevivência. Na guerra, seja ela qual for, viver é imperativo e muitos são os meios (nem todos admiráveis) para obter tal resultado. Isso está em destaque em Dunkirk. Homens agem em prol do retorno para casa, não importando se isto levará outros à morte. O medo, os traumas e a insegurança modificam o caráter de um homem a ponto de transformá-lo em alguém alucinado e irreconhecível. 

A Operação Dínamo, nome dado à retirada das tropas de Dunquerque, foi uma guerra de um lado só. Derrotados, britânicos e franceses só tinham a fuga como forma de sobreviver. Christopher Nolan criou uma trama que destaca não só isso como, ainda, a solidão do combate. Apesar de termos pequenas histórias conectadas, Dunkirk não é sobre um herói específico, mas sobre pessoas que vivem seus dramas em absoluta solidão, por mais que haja pessoas ao seu redor. 

Isso é visível no desdobramento do filme. Há os pilotos da RAF, o soldado que foge do início ao fim da história, o capitão da embarcação civil, seu filho e amigo, além do Capitão de Fragata que insiste em confiar no resgate dos soldados presos à beira da praia. Todos têm suas motivações, mas nós vivenciamos cada uma dessas experiências de forma única, como se dela estivéssemos participando. Mesmo conectadas, elas são apenas pontos de uma trama muito maior.           

The war is lonely.

This is the first fact evidenced in the plot of the film. There is no room for compassion when it comes to survival. In war, whatever it is, living is imperative and many are the means (not all admirable) to obtain such a result. This is highlighted in Dunkirk. Men act for the sake of returning home, whether it will lead to death. Fear, trauma and insecurity change a man’s character to the point of turning him into someone hallucinatory and unrecognizable.

Operation Dynamo, the name given to the withdrawal of Dunkirk’s troops, was a one-sided war. Defeated, British and French only had escape as a way to survive. Christopher Nolan created a plot that highlights not only this but also the loneliness of the fight. Although we have small connected stories, Dunkirk is not about a specific hero, but about people who live their dramas in absolute solitude, no matter how many people are around them.

This is visible in the unfolding of the film. There are the pilots of the RAF, the soldier who flees from the beginning to the end of the story, the captain of the civilian vessel, his son and friend, as well as the Commander of the Frigate who insists on trusting the rescue of the soldiers trapped on the shore. Everyone has their motivations, but we experience each of these experiences in a unique way, as if we were participating in it. Even connected, they are only points of a much larger plot.

Foto real da evasão de tropas de Dunquerque/Real photo of the Dunkirk evacuation

Qual o contexto histórico da retirada de Dunquerque?

Estrategicamente, Dunquerque se tornou o único porto por onde as tropas aliadas poderiam sair. A França estava derrotada e o próximo alvo seria a Grã-Bretanha. Isso incomodou e preocupou as autoridades britânicas que, aliadas aos franceses, decidiram retirar as tropas por Dunquerque, com o porém de poder apenas usar a praia, pois as instalações do porto estavam inutilizadas por ataques alemães. A operação (chamada Operação Dínamo) foi extremamente ousada e contou com o suporte de embarcações civis que transportavam os soldados até navios de guerra que os transportavam para a Inglaterra. Cabe relembrar que as tropas poderiam ter sido facilmente aniquiladas pelos tanques Panzer, a Luftwaffe e a Blitzkrieg de Hitler, porém – não se sabe o motivo – a ordem jamais foi dada. Isso facilitou a saída das tropas que, futuramente, iriam entrar em conflito com a máquina de guerra alemã. Apesar do salvamento de aproximadamente 340 mil combatentes, Winston Churchill afirmou diante da Câmara dos Comuns “Devemos tomar o cuidado de não atribuir a este resgate as virtudes de uma vitória. Não se ganham guerras com retiradas.”. 

Mas o fato é que essa evacuação desesperada foi um sucesso. Alguns historiadores consideram a permissão de tamanha evasão como uma demonstração de fraqueza por parte de Hitler; outros, por sua vez, veem apenas o reflexo do ego do Fuhrer diante da pressuposta superioridade de suas tropas e há, ainda, a hipótese de que essa pausa foi estratégia dos alemães para reestruturar seu aparato bélico, seja através do repouso às tropas ou até para manutenção do maquinário. 

As localidades e até o clima estão realistas como há muito não vi em um filme de guerra. Aliás, o clima ruim foi um dos supostos pretextos para que Hitler não ordenasse um ataque em massa da Luftwaffe. 

Seja como for, britânicos e franceses sobreviveram à mais improvável manobra de evacuação de um local que a história já registrou. Mas, como em toda boa trama, há sempre algo de podre quando o assunto é guerra. É hora de abordarmos essa podridão escondida em uma narrativa justa e correta.

What was the historical context of the Dunkirk evacuation? 

Strategically, Dunkirk became the only port through which Allied troops could leave. France had been defeated and the next target would be Britain. This worried and concerned British authorities who, allied with the French, decided to withdraw their troops through Dunkirk, with the only option being to use the beach, as the port facilities were inoperable due to German attacks. The operation (called Operation Dynamo) was extremely daring and counted on the support of civilian vessels that transported the soldiers to warships that transported them to England. It is worth remembering that the troops could have been easily annihilated by the Panzer tanks, the Luftwaffe and Hitler's Blitzkrieg, but - the reason is not known - the order was never given. This facilitated the exit of the troops who would later enter into conflict with the German war machine. Despite the rescue of approximately 340,000 combatants, Winston Churchill stated to the House of Commons "We must take care not to attribute to this rescue the virtues of a victory. Wars are not won with retreats.". 

But the fact is that this desperate evacuation was a success. Some historians consider the permission of such a large-scale escape as a demonstration of weakness on the part of Hitler; others, on the other hand, see only the reflection of the Fuhrer's ego in the face of the supposed superiority of his troops and there is still the hypothesis that this break was a German strategy to restructure its military apparatus, whether through the rest of the troops or even for the maintenance of machinery. 

The localities and even the weather are realistic as I have not seen in a war movie for a long time. In fact, the bad weather was one of the supposed pretexts for Hitler not to order a mass attack by the Luftwaffe. 

Be that as it may, the British and French survived the most unlikely evacuation maneuver from a place that history has ever recorded. But, as in every good plot, there is always something rotten when it comes to war. It is time to address this hidden rottenness in a fair and correct narrative.

Fogo amigo.

A tensão psicológica em Dunquerque era insuportável. A possibilidade de ser bombardeado a qualquer segundo era real e deixava a todos destruídos psicologicamente. Isso somado à escassez de víveres, desconforto e o medo era algo brutal para as tropas. Assim, manter a própria vida era a palavra de ordem. E é aí que reside o perigo. A proximidade dos alemães, a ausência de comunicação, fome, falta de água… tudo isso colaborava para que o instinto de sobrevivência levasse alguns homens a atitudes extremas. Assim, tal como retratado no filme, pessoas se fizeram passar por mortos, ingleses eram prioridade nas embarcações para fugir, isso sem contar que a linha de resistência era toda de franceses e belgas.

Em resumo, por estar já a França invadida e ainda existir a real possibilidade de resistência britânica, priorizou-se a remoção de tropas inglesas, mas isso não implicou em abandono dos combatentes franceses. Ao final, 220 mil soldados britânicos e 120 mil franceses e belgas foram resgatados 

O 3 de junho marcou o último dia de fuga das tropas. No dia 4, tropas alemãs tomaram a França e encontraram cadáveres e um êxodo de quase 5 milhões de franceses que fugiam para o sul. O dia 14 de junho marcou a abertura da capital francesa aos alemães. 

A evacuação de Dunquerque resultou, além dos mortos, na perda de 200 navios e 177 aviões dos Aliados.

Friendly fire 

The psychological tension in Dunkirk was unbearable. The possibility of being bombed at any second was real and left everyone psychologically destroyed. This, combined with the scarcity of food, discomfort and fear, was something brutal for the troops. Thus, keeping one's own life was the order of the day. And this is where the danger lies. The proximity of the Germans, the lack of communication, hunger, lack of water... all this contributed to the instinct of survival leading some men to extreme actions. Thus, as portrayed in the film, people pretended to be dead, English were a priority on the boats to flee, not to mention that the line of resistance was all French and Belgian. 

In summary, as France was already invaded and there was still a real possibility of British resistance, the priority was to remove English troops, but this did not imply abandonment of French combatants. In the end, 220,000 British soldiers and 120,000 French and Belgians were rescued. 

June 3 marked the last day of the troops' escape. On June 4, German troops took France and found corpses and an exodus of almost 5 million French people fleeing to the south. June 14 marked the opening of the French capital to the Germans. 

The Dunkirk evacuation resulted in the loss of 200 ships and 177 Allied aircraft, in addition to the dead.

O apuro nas filmagens e a precisão histórica.

Fotografia, montagem, enredo e muito realismo marcam a superprodução Dunkirk. Os esforços do diretor e do elenco foram grandiosos até que chegassem o mais próximo possível da realidade que um fato histórico como a Operação Dínamo exige. 

Nolan fez um filme de suspense quase sem diálogos. São poucas as falas e, quase sempre, as cenas  são extremas no quesito tensão. O clima de agonia e tensão é ampliado pela trilha sonora de Hans Zimmer. As imagens são impressionantes e há um uso extremamente zeloso das câmeras IMAX que são responsáveis por 70% do filme. 

É possível também perceber a preocupação com as peculiaridades históricas da época em que a retirada de Dunquerque ocorreu. O uso de aeronaves reais Spitfire, destróieres, roupas e uniformes copiados de forma fiel, diálogos sólidos e o uso de um elenco principal todo oriundo da Grã-Bretanha. 

As cenas aéreas foram gravadas direto dos aviões e dão um toque a mais no realismo da trama. O destaque também ficou por conta da presença dos aviões alemães Stuka, aeronaves que eram considerados o terror por causa de seus ataques rápidos, eficazes e mortais. O som dos Stuka era o prenúncio de morte, não importa se o alvo é um navio de assistência hospitalar. Agora, somemos a isso o surgimento sempre inesperado e destruidor dos submarinos U-Boat, responsáveis por incontáveis embarcações afundadas durante a Segunda Grande Guerra e mortes em grande escala. Apesar de não aparecer de forma perceptível, o poderio da Kriegsmarine está no filme. 

A distribuição de panfletos para os soldados Aliados foi mais uma surpresa agradável em Dunkirk, evidenciando novamente o nível de pesquisa da equipe de produção que trabalhou com Christopher Nolan. Essa era uma estratégia comum que visava minar o moral da tropa e estimular a rendição incondicional dos combatentes inimigos.

The care in filming and historical accuracy 

Photography, editing, plot and a lot of realism mark the superproduction Dunkirk. The director and cast's efforts were great until they got as close to reality as possible as a historical event such as Operation Dynamo demands.

 Nolan made a suspense film with almost no dialogue. There are few lines, and almost always the scenes are extreme in terms of tension. The atmosphere of agony and tension is amplified by Hans Zimmer's soundtrack. The images are impressive and there is an extremely meticulous use of IMAX cameras that are responsible for 70% of the film. 

It is also possible to perceive the concern with the historical peculiarities of the time when the Dunkirk withdrawal took place. The use of real Spitfire aircraft, destroyers, clothes and uniforms copied faithfully, solid dialogues and the use of a main cast all from Great Britain. 

The aerial scenes were recorded directly from the planes and give an extra touch of realism to the plot. The highlight also went to the presence of German Stuka aircraft, aircraft that were considered terror because of their rapid, effective and deadly attacks. The sound of the Stuka was the harbinger of death, no matter if the target is a hospital ship. Now, let's add to this the always unexpected and destructive emergence of U-Boat submarines, responsible for countless ships sunk during World War II and large-scale deaths. Despite not appearing in a perceptible way, the power of the Kriegsmarine is in the film. 

The distribution of leaflets to the Allied soldiers was another pleasant surprise in Dunkirk, again highlighting the level of research by the production team that worked with Christopher Nolan. This was a common strategy that aimed to undermine the morale of the troops and encourage the unconditional surrender of enemy combatants.

A visão do espectador.

Christopher Nolan acertou novamente. Dunkirk é um filme já consagrado por seu apuro, realismo e, principalmente, pela abordagem diferente onde nós somos transportados para o lado de cada um dos protagonistas, tanto nos momentos de ação quanto nos de tensão e suspense extremos. Todas as áreas possíveis de um combate estão lá: na terra, no mar e no ar, mas é preciso somar a presença marcante do patriotismo dos voluntários civis e das mulheres que também pereceram em combate. Tudo isso foi pensado para recriar com o máximo de fidelidade este momento histórico tão interessante e controverso. 

A narrativa não é linear e isso pode confundir inicialmente. Essa sensação dissipa com rapidez e a compreensão do contexto geral é fácil. Não há espaços para cenas que estão lá só para entreter. O que vocês verão (e eu vi) é um filme preciso na dosagem da emoção e da tristeza. Afinal, a guerra não tem trilha sonora ou milagres. A guerra é cheia de covardias, atos impensados, sorte e perdas. Ver uma produção onde isso tudo está presente, somada a um roteiro que respeita o espectador e a História, é tirar a sorte grande. 

Certamente Dunkirk será indicado em várias categorias ao Oscar… por puro e simples merecimento! 

A história de homens e mulheres foi recontada com maestria. Heróis foram forjados… heróis foram perdidos.

O elenco dessa produção contou com Fionn Whitehead (Tommy), Jack Lowden (Collins), Aneurin Barnard (Gibson), James d’Arcy (Capitão Winnant), Kenneth Branagh (Comandante Bolton), Cillian Murphy (Shivering Soldier), Barry Keoghan (George), Tom Hardy (Ferrier), Sr. Dawson (Mark Rylance), entre outros. O roteiro, produção e direção ficaram sob a responsabilidade de Christopher Nolan.

The spectator's view 

Christopher Nolan has hit the mark again. Dunkirk is a film that has already been acclaimed for its precision, realism and, above all, for its different approach, where we are transported to the side of each of the protagonists, both in moments of action and in moments of extreme tension and suspense. All possible areas of combat are there: on land, at sea and in the air, but it is important to add the strong presence of the patriotism of civilian volunteers and women who also died in combat. All of this was thought out to recreate this very interesting and controversial historical moment with the greatest fidelity.

The narrative is not linear and this can be confusing at first. This feeling dissipates quickly and the understanding of the general context is easy. There is no room for scenes that are just there to entertain. What you will see (and I saw) is a film that is precise in the dosage of emotion and sadness. After all, war has no soundtrack or miracles. War is full of cowardice, thoughtless acts, luck and loss. Seeing a production where all of this is present, combined with a script that respects the spectator and History, is a stroke of luck. 

Certainly Dunkirk will be nominated in several categories for an Oscar ... for pure and simple merit!

The story of men and women was retold with mastery. Heroes were forged ... heroes were lost. 

The cast of this production included Fionn Whitehead (Tommy), Jack Lowden (Collins), Aneurin Barnard (Gibson), James d'Arcy (Captain Winnant), Kenneth Branagh (Commander Bolton), Cillian Murphy (Shivering Soldier), Barry Keoghan (George), Tom Hardy (Ferrier), Mr. Dawson (Mark Rylance), among others. The script, production and direction were under the responsibility of Christopher Nolan.

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