Pular para o conteúdo principal

Rastros de um Sequestro. A Coreia do Sul mostra que sabe fazer um bom filme de suspense.


REVIEW EM PORTUGUÊS E INGLÊS (PORTUGUESE AND ENGLISH REVIEW)
Filme sul-coreano de suspense, lançado através da plataforma de streaming Netflix, Rastros de um Sequestro (Gi-eok-ui bam, 2017) é um longa-metragem cuja trama aborda as nuances de um misterioso sequestro. 

O filme tem direção de Jang Hang-jun e conta a estranha história de Yoo-seok (Kim Mu-yeol) um jovem raptado e devolvido misteriosamente à família, e seu irmão Jin-seok (Kang Ha-neul), a única testemunha do sequestro.

South Korean suspense film, released through the Netflix streaming platform, Traces of a Kidnapping (Gi-eok-ui bam, 2017) is a feature-length film whose plot addresses the nuances of a mysterious kidnapping. 

The film is directed by Jang Hang-jun and tells the strange story of Yoo-seok (Kim Mu-yeol) a young man kidnapped and mysteriously returned to his family, and his brother Jin-seok (Kang Ha-neul), the only witness to the kidnapping.

A trama

Suspense muito interessante, essa obra sul-coreana aborda o drama de uma pacata família após a mudança para uma nova casa. A casa é grande, bonita e confortável, mas seu antigo dono deixou pertences em um quarto trancado. Nele, estranhos sons são percebidos somente pelo caçula, Jin-seok. O caçula, aliás, é um jovem e comum estudante, cuja admiração pelo irmão mais velho beira a idolatria. São, acima de tudo, ótimos amigos.

Toda a harmonia é destruída pelo sequestro de Yoo-seok, o irmão mais velho. Seu irmão sofre por não ter conseguido impedir o sequestro e, aparentemente, isso provoca nele pesadelos. Claro que as estranhezas não parariam aí. Dezenove dias depois, o irmão mais velho ressurge de forma quase miraculosa. Em meio a devaneios que são realistas demais, o irmão mais novo passa a desconfiar do irmão. 

Entretanto, o espectador fica na dúvida sobre qual versão da trama é a real, uma vez que Jin-seok enxerga o sobrenatural na casa (mais especificamente, no quarto). Com essa dúvida, nós espectadores transitamos entre a certeza e o questionamento do que real ou delírio.

The plot 

This South Korean suspense film tells the story of a quiet family after they move into a new house. The house is large, beautiful, and comfortable, but the previous owner left some belongings in a locked room. Only the youngest brother, Jin-seok, can hear strange noises coming from the room. Jin-seok is a young and ordinary student, and he idolizes his older brother, Yoo-seok. The two brothers are best friends. 

The family's harmony is destroyed when Yoo-seok is kidnapped. Jin-seok is tormented by his inability to prevent the kidnapping, and this seems to cause him to have nightmares. Of course, the strangeness does not stop there. Nineteen days later, Yoo-seok returns in a miraculous way. In the midst of daydreams that are too real, Jin-seok begins to doubt his brother. 

However, the viewer is left wondering which version of the story is real, as Jin-seok sees the supernatural in the house (specifically, in the room). With this doubt, we viewers move between certainty and questioning what is real or a delusion.

Passado

Em meio a esse estranha situação, o roteiro conduz o espectador com uma facilidade absurda. É fácil dizer que essa obra tem um plot twist fascinante, típico de uma trama escrita com maestria. Claro que não se trata de uma simples reviravolta. Há um ardil por trás de cada cena, onde mistérios, trilha sonora e atuações dão impacto psicológico à narrativa. O frenesi dos takes é brilhante. 

Com tantos elementos favoráveis, questiono como essa obra foi tão pouco divulgada.

Past 

In the midst of this strange situation, the script leads the viewer with an absurd ease. It is easy to say that this work has a fascinating plot twist, typical of a plot written with mastery. Of course, it is not a simple twist. There is a trick behind every scene, where mysteries, soundtrack and performances give psychological impact to the narrative. The frenzy of the takes is brilliant. 

With so many favorable elements, I question how this work was so little publicized.

O medo

Ainda que não seja um filme com temática sobrenatural, o roteiro e a direção de Jang Hang-jun obrigam o espectador a mergulhar de cabeça no medo. A ótima estruturação de um suspense digno dos melhores filmes do gênero, leva o público a não ter a menor ideia do que está ocorrendo. Conforme o filme se aproxima do final, a certeza de que nada sabíamos é aumentada exponencialmente. 

Posso garantir que os momentos mais tensos e dramáticos são capazes de surpreender até mesmo o espectador mais exigente. Também garanto que os poucos momentos de terror foram criados com muita inteligência.

Fear 

Even though it is not a film with a supernatural theme, the script and direction of Jang Hang-jun force the viewer to dive headlong into fear. The great structure of a suspense worthy of the best films of the genre, leads the public to have no idea what is happening. As the film approaches the end, the certainty that we knew nothing is exponentially increased. 

I can guarantee that the most tense and dramatic moments are capable of surprising even the most demanding viewer. I also guarantee that the few moments of terror were created with great intelligence.

Atuações

O ponto alto da história é o roteiro em si. Como já disseram Stephen King e Neil Gaiman, uma boa história precisa ser bem contada para cativar. Desta forma, o roteiro dá força a cada um dos atores do elenco que, munidos de seus talentos, dão vida a uma história impressionante e inacreditável.

Performances 

The highlight of the story is the script itself. As Stephen King and Neil Gaiman have said, a good story needs to be well-told to captivate. In this way, the script gives strength to each of the actors in the cast who, armed with their talents, bring to life an impressive and unbelievable story.

Outro fator decisivo para classificar este filme como uma obra-prima é o fato de sermos “obrigados” a encarar o melhor e o pior da humanidade. Mais ainda, o filme levará seu espectador a questionar os julgamentos pré-concebidos que, infelizmente, fazemos diante de algumas pessoas e situações. 

É, resumidamente, um filme para refletir durante dias. 

Another decisive factor in classifying this film as a masterpiece is the fact that we are "forced" to face the best and the worst of humanity. Furthermore, the film will lead its viewer to question the preconceived judgments that, unfortunately, we make in front of some people and situations. 

In short, it is a film to reflect on for days.

Loucura

A loucura é uma premissa nessa história. Cada ação e reação nos impedem de tecer uma conclusão e, por isso, a dúvida jamais sai de nossa mente. Mas não há loucura no desenvolvimento do filme, apenas uma engenhosidade digna dos grandes mestres do suspense. Certamente muitos trarão à tona o suspense e o drama de obras como O Sexto Sentido e Os Outros, além dos suspenses magistrais de Alfred Hitchcock.

Madness

Madness is a premise in this story. Every action and reaction prevents us from drawing a conclusion, and so doubt never leaves our minds. But there is no madness in the development of the film, only an ingenuity worthy of the great masters of suspense. Surely many will bring to light the suspense and drama of works such as The Sixth Sense and The Others, as well as the masterful suspense of Alfred Hitchcock.

Vítimas de nós mesmos

E por falar em moral embutida na trama, Rastros de um Sequestro serve para mostrar ao espectador que suas ações ecoam pelos dias vindouros. Não há como escapar de nossos erros e acertos, com ênfase aos erros, obviamente. Em contrapartida, o roteiro deixa uma coisa muito clara: sempre há tempo para evitar a continuidade do mal; sempre haverá tempo para fazer a coisa certa. E antes que eu esqueça, preparem-se para as revelações sobre o quarto. Ou acharam que isso ficaria como “ponta solta” na história?

Victims of ourselves

And speaking of the moral embedded in the plot, Traces of a Kidnapping serves to show the viewer that their actions echo through the days to come. There is no way to escape our mistakes and successes, with an emphasis on mistakes, obviously. On the other hand, the script makes one thing very clear: there is always time to avoid the continuation of evil; there will always be time to do the right thing. And before I forget, get ready for the revelations about the room. Or did you think that would remain as an "unresolved thread" in the story?

Tesouro.

Com tudo o que foi acima exposto, creio que deixei bem claro o quanto o longa-metragem me surpreendeu positivamente. Entre os milhares de títulos disponíveis na Netflix, esse é um dos mais elaborados e interessantes, o que me leva a reforçar a indicação para que o assistam.

Treasure.

With everything that has been said above, I believe I have made it clear how positively the feature film surprised me. Among the thousands of titles available on Netflix, this is one of the most elaborate and interesting, which leads me to reinforce the recommendation to watch it.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr