Morte - A Festa, por Jill Thompson. Mangá baseado em Sandman diverte e incentiva a busca da obra original.
RESENHA EM PORTUGUÊS E INGLÊS (PORTUGUESE AND ENGLISH REVIEW)
Apesar do título que destaca o protagonismo da Morte, o fato é que essa trama está vinculada à saga de Morpheus (cuja participação foi minimizada).
A narrativa é baseada no arco Estação das Brumas, um dos mais complexos e filosóficos onde os Perpétuos ganham destaque, sobretudo a irmã mais velha do Sonhar.
Isso, porém, faz com que a história seja muito rápida se a compararmos à versão original. Jill é uma excepcional ilustradora (atuou em Sandman, Beasts of Burden, Mitologia Nórdica, Mulher-Maravilha: a verdadeira amazona, entre outros) cujo talento está presente neste "mangá", ainda que em escala menor. Particularmente, prefiro sua arte "tradicional".
O traço estilizado, típico do mangá é divertido e bem construído, mas peca por diminuir os tons sombrios da trama original. Ademais, o estilo de mangá é um subterfúgio para atrair os leitores deste gênero de leitura, apresentando-os ao universo de Sandman.
Despite the title, which highlights the Death's protagonism, the fact is that this plot is linked to the Morpheus saga (whose participation was minimized).
The narrative is based on the Season of Mists arc, one of the most complex and philosophical where the Endless stand out, especially the older sister of Dream.
This, however, makes the story very fast if we compare it to the original version. Jill is an exceptional illustrator (she has worked on Sandman, Beasts of Burden, Norse Mythology, Wonder Woman: The True Amazon, among others) whose talent is present in this "manga", albeit on a smaller scale. Personally, I prefer her "traditional" art.
The stylized line, typical of manga, is fun and
well-constructed, but it fails to reduce the dark tones of the original plot.
Furthermore, the manga style is a subterfuge to attract readers of this genre
of reading, introducing them to the Sandman universe.
A história.
Basicamente somos apresentados à Morte, a mais velha dos Perpétuos, criaturas que estão em um patamar não alcançado até mesmo por deuses. Morte tem seu lar invadido pelos mortos após a desistência de Lúcifer em comandar o inferno, função delegada ao Sonhar. Assim, transtornada pela perda de sua intimidade e paz, ela parte para resolver, junto com Sandman, a situação destes mortos.
Nesse interim, Sonho recebe a visita de demônios e deuses que desejam a chave do inferno. Desta forma, diante de vários candidatos a comandar o antigo lar do Estrela da Manhã, resta ao Sonhar a escolha do sucessor e futuro "administrador" do lugar e das hordas infernais.
O que acontece a partir daí é uma mescla de humor, literatura e referências às mitologias que marcam essa obra-prima de Neil Gaiman.
Relembro que falo sobre uma adaptação, o que indica a presença de cortes, uma trama mais rasa e a ausência da totalidade dos diálogos marcantes de Estação das Brumas.
The story
Basically, we are introduced to Death, the eldest of the Endless, creatures that are on a level that is not even reached by gods. Death has her home invaded by the dead after Lucifer's resignation to command Hell, a function delegated to Dream. Thus, disturbed by the loss of her intimacy and peace, she sets out to resolve, along with Sandman, the situation of these dead.
In the meantime, Dream receives a visit from demons and gods who want the key to Hell. In this way, faced with several candidates to command the former home of the Morning Star, it remains for Dream to choose the successor and future "administrator" of the place and the infernal hordes.
What happens from there is a mix of humor, literature, and references to the mythologies that mark this masterpiece by Neil Gaiman.
I remember that I am talking about an adaptation, which
indicates the presence of cuts, a shallower plot, and the absence of the
totality of the striking dialogues from Season of Mists.
Nota final.
Essa é uma edição boa e divertida, cuja abordagem traz a essência do arco que a inspirou, mas que deixará lacunas e dúvidas sobre o antes e o depois desses fatos.
O visual de mangá passa uma sensação de termos em mãos uma obra leve e menos densa, apesar do talento da ilustradora. Cabe destacar que Jill Thompson é uma fiel colaboradora do escritor Neil Gaiman. Ela é responsável por transpor para o campo dos desenhos as palavras do autor e também por guiar os leitores em uma parcela daquela que figura entre as melhores graphic novels do mundo. Jill brindou o universo do Sonhar com as delicadas versões dos irmãos de Devaneio nas tramas dos Pequenos Perpétuos.
Como introdução ao universo de Sandman, essa HQ/mangá servirá como base para que os leitores busquem o original; isso é um mérito da obra. Entretanto, não traz qualquer novidade para quem já leu Sandman, cujo público facilmente perceberá as ausências citadas nesta análise.
Não conhecia essa parte do trabalho de Jill Thompson e, através de pesquisas, descobri que "Morte - A Festa" já havia sido publicada pela editora Conrad no ano de 2003.
Essa edição do selo Black Label da DC tem 208 páginas, desenhos em P & B, conta com artes originais e sketch de personagens, preço razoável, tem papel de boa gramatura e capa cartão com orelhas. A lombada quadrada dá maior resistência ao produto.
Final note
This is a good and fun edition, whose approach brings the essence of the arc that inspired it, but will leave gaps and doubts about the before and after of these events.
The manga visual gives the feeling of having a light and less dense work in our hands, despite the illustrator's talent. It is worth noting that Jill Thompson is a faithful collaborator of the writer Neil Gaiman. She is responsible for transposing the author's words into the field of drawings and also for guiding readers in a part of what is considered one of the best graphic novels in the world. Jill graced the universe of Dream with the delicate versions of Dream's siblings in the stories of the Endless.
As an introduction to the Sandman universe, this comic/manga will serve as a basis for readers to seek out the original; this is a merit of the work. However, it does not bring any novelty to those who have already read Sandman, whose audience will easily notice the absences mentioned in this analysis.
I did not know this part of Jill Thompson's work and, through research, I discovered that "Death - The Party" was already published by Conrad publisher in 2003.
This edition of the Black Label from DC has 208 pages,
drawings in B & W, features original art and character sketches, reasonable
price, good quality paper and cardstock cover with flaps. The square spine
gives the product greater durability.
Ótima postagem! Gostei da sua abordagem ao assunto. Estou animado para ler mais sobre você.
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