Pular para o conteúdo principal

Análise do trailer de Abigail: parece que M3GAN trouxe à moda as crianças vilãs.

É inegável que M3GAN, filme de terror que foi sucesso no ano de 2022, teve como sua principal atração a boneca assassina em forma de uma menininha. Não é de hoje que as crianças provocam sustos no gênero do terror, porém isso vem ganhando mais destaque em tais produções. 

Aparentemente a próxima "criança vilã" será a jovem e frágil Abigail, uma menina que foi sequestrada para obrigar seu pai a desembolsar 50 milhões de dólares para o grupo chefiado por ninguém menos que Giancarlo Esposito, o Gus da série Breaking Bad (no que provavelmente será uma participação de luxo). 

Claro que para analisar esse trailer é preciso que vocês tenham visto antes. Assim, vamos ao que interessa...

P.S.: não deixem de ler a análise, pois também abordarei um pouco sobre as outras crianças que provocaram o horror no cinema.


Será que teremos mais do mesmo?

Os leitores do Apogeu sabem que eu não curto a parcialidade nas opiniões. Cabe a mim, na condição de crítico cinematográfico, dar a mais crua das opiniões, ainda que isso seja difícil por sempre termos um pouco de nosso gosto pessoal embutido nos comentários.

Mas o fato é que o cinema de terror tem sofrido muito com as produções cada vez mais previsíveis e frágeis no quesito criatividade. 

M3GAN foi uma rara exceção, cuja abordagem tinha a figura de uma criança como vilã, porém é preciso observar que seu sucesso se deu - majoritariamente - por causa do sucesso da dança que viralizou. Em suma, apesar de termos a boneca - na verdade um andróide de última geração - que imita uma menina à frente das cenas de terror, o roteiro se mostrou frágil em vários pontos. 

Não posso esquecer de dizer que essa trama onde um boneco, fantoche ou criança são os "monstros" com que os protagonistas terão que lidar não é, honestamente, algo novo.


Terrir.

Abigail (2024) tem sua trama livremente inspirada no clássico do terror "A Filha de Drácula (1936)", mas com muitas diferenças entre as duas obras. Como base da história, a jovem bailarina Abigail (Alisha Weir, do musical Matilda) é sequestrada por bandidos. O sequestro visa um resgate de 50 milhões de dólares, porém nem tudo são flores para os bandidos, já que a menina é filha de ninguém menos que Drácula. 

As cenas mostradas no primeiro trailer dão a nítida impressão de que não teremos uma história de terror totalmente focada no medo. Há um clima de "terrir" que fica visível em cenas onde a vampira transforma os sequestradores em caça (Eu gosto de brincar com a minha comida!) e nos ataques em que ela faz poses típicas do balé. Para os que não se lembram, Terrir é como ficaram conhecidos filmes como A Hora do Espanto, A Dança dos Vampiros, O que fazemos nas sombras, A Morte te dá Parabéns, entre outros similares. 

O trailer também revela a presença de um segundo vampiro, ainda que não haja reais indícios de que se trate do Drácula. 

Crianças monstros.

A figura das crianças passou a ganhar vulto nos filmes de terror. Mesclar medo e inocência, fragilidade e letalidade é algo que tem provocado medo. 

Ver atores mirins em obras de terror ou suspense não é incomum. Como tudo no cinema, a fase é que dita o que estará em alta ou não. Mas há alguns exemplos de crianças que provocaram o terror em muitos marmanjos ao longo dos anos. Entre estas, podemos citar:

a) as gêmeas de "O Iluminado";
b) Damien Thorn, o anticristo do filme "A Profecia";
c) MEGAN, a já citada androide que mata com frieza extrema;
d) Esther, do filme "A Órfã";
e) Brandon, o alienígena do filme "Brightburn"; e 
f) Regan, a possuída do filme "O Exorcista", de 1973.

Certamente temos outras crianças que se destacaram no terror, mas essa lista já deixa uma ideia do potencial das crianças que surgem para provocar medo.

Conclusão.

Óbvio que ainda é cedo demais para tecer comentários, pois não há como adivinhar o que o filme reserva. Entretanto, a presença do humor, o bom elenco (além da jovem Alisha e Giancarlo Esposito, temos Kevin Durant, Melissa Barrera, Dan Steve, Kathryn Newton e a despedida de Angus Cloud, morto em 2023) e a possibilidade de uma abordagem bem humorada e inteligente das histórias de vampiros podem ser as garantias para que tenhamos, ao menos, um bom entretenimento. 

Previsões otimistas podem parecer exageradas; logo, aguardemos as primeiras impressões quando o filme estrear nos EUA (está ainda sem data no Brasil). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr