Pular para o conteúdo principal

Mamonas Assassinas, o filme: críticas são cabíveis, porém o filme serve para diminuir a saudade

Eles partiram no longínquo ano de 1996. Passaram-se quase 28 anos, mas a dor pela perda dos Mamonas Assassinas ainda incomoda. Fenômeno musical, donos de um carisma inigualável e campeões de vendas, eles marcaram toda uma geração e ainda fazem sucesso. Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Sergio Reoli e Julio Rasec deram vida a um sonho e mostraram ao mundo que é possível vencer apenas com a simplicidade, bom humor e ousadia... e muita persistência. 

O final de 2023 marcou o lançamento do filme baseado na trajetória do grupo. Com o título de Mamonas Assassinas - o Filme, a produção foi recebida com empolgação pelos fãs, porém com um certo descaso por parte da crítica. 

Mas, afinal, qual o veredito sobre o filme segundo minha avaliação? Honestamente, há pontos frágeis e fracos no longa-metragem, porém isso perdeu força por causa da caracterização dos Mamonas, a óbvia nostalgia e pela importância da produção que traz à tona um pouco mais da história dos meninos de Guarulhos que conquistaram o Brasil.

Entretanto, o fato é que o filme teve uma boa atuação nas bilheterias, porém ganhou críticas ferrenhas (em sua maioria, justificadas), o que denota a perda de uma oportunidade grandiosa de trazer ao grade público uma obra à altura do legado da banda e sua rápida história no cenário musical brasileiro. 

Elogios.

Por se tratar de um filme biográfico, Mamonas Assassinas nos entrega uma boa parte da história dos jovens músicos de Guarulhos. 

A caracterização ficou excelente e é fácil ver que os atores se dedicaram aos seus papéis. A escolha do elenco também agrada, principalmente quando nos deparamos com o sobrinho de Bento Hinoto - Beto Hinoto - interpretando-o, assim como é impressionante a similaridade entre Dinho e o ator 

Problemas.

Definitivamente este longa-metragem deveria ser uma minissérie ou série mais longa. Há histórias e material suficiente sobre o grupo para tal. Isso, contudo, foi descartado pela produção da Rede Record (responsável pela série), restando ao público o filme.

Devo ressaltar que gostei do filme. Ele traz uma nostalgia boa e mostra fatos sobre os Mamonas que estavam alheios ao grande público. Mas a experiência perde em aprofundamento e dinâmica por conta de detalhes que seriam facilmente evitados com um pouco mais de esmero e uma edição mais cuidadosa.

Há falta de sincronia em algumas das músicas, fato que dá ao espectador a impressão de música dublado, nos moldes dos antigos programas de auditório. Até o Pablo, do programa "Qual é a Música?" tinha mais sincronia. 

Os "cortes" e inserções temporais também ficaram a dever. Quanto às versões cantadas em substituição às canções originais, nada atrapalharam.

Com um tempo de projeção mais longo, uma edição menos preguiçosa e a correta sincronia de áudio, certamente o longa-metragem teria uma melhor atuação nas bilheterias dos cinemas. Faltou, honestamente, uma maior preocupação com o produto final. 

Série.

Um ponto que me incomodou foi a descoberta da existência de uma produção da série dos Mamonas. Com o mesmo elenco e, certamente, mais tempo de tela, a série prometia entregar mais sobre o grupo e sua trajetória. Entretanto, a série não foi ao ar por variados problemas e, como que para "aproveitar" o material, editaram as cenas da série e transformaram no filme. A decisão deixa a nítida impressão de que ao optar por fazer os "cortes" e montar o filme, seguindo um caminho totalmente contrário ao trilhado por O Auto da Compadecida que surgiu primeiro como série (infinitamente mais apurada e detalhada) e, depois, veio o filme (cuja perda de cenas icônicas é lamentável), o resultado foi abaixo do que poderíamos ter com mais tempo de tela e cenas melhores conectadas ao fim da montagem. 

O filme é divertido e tem uma trama de fácil compreensão, porém seu ritmo acelerado prejudicou a inserção do público na obra. Acelerar a narrativa é uma decisão ruim, principalmente se levarmos em conta que se passaram décadas até termos um filme sobre a banda. Não havia necessidade de entregar algo tão curto e finalizado de modo desleixado.

Atuações.

O elenco do filme é bom, mas teve suas atuações coordenadas de modo equivocado. Apesar das similaridades entre os escolhidos para interpretar os integrantes dos Mamonas, o fato é que apenas uma parcela do que poderia ser entregue apareceu na tela. Não culpo somente os atores, pois é visível que poderiam mostrar muito mais do que o proposto.

Os protagonistas do filme são: Ruy Brissac (Dinho), Beto Hinoto (Bento Hinoto), 
Júlio Rasec (Robson Lima), Samuel Reoli (Adriano Tunes) e Sérgio Reoli (Rhener Freitas).
O elenco de apoio teve atuações condizentes, porém a presença da influencer do Tik-Tok, Fernanda (Fefê) Schneider não convenceu, deixando a impressão de que a presença dela se deu em função de seu gigante número de seguidores. Claro que posso estar enganado, tratando-se apenas de uma atuação fraca gerada pela pouca experiência no cinema. 

A direção de Edson Spinello não entregou aquilo que o público esperava. Sua experiência mais focada em TV (novelas) aparentemente prejudicou o resultado final do longa, o que é uma pena, principalmente por causa da longa espera pelo filme.   

Curiosidades.

Ruy Brissac é o Dinho desde os tempos de Mamonas, o Musical. Vencedor do prêmio de melhor ator revelação, Brissac voltou a dar vida ao vocalista do grupo neste longa-metragem. Já o ator Adriano Tunes, que no filme interpreta Samuel Reoli, fez o papel de Julio Rasec na peça teatral. 

Nota final.

Mamonas Assassinas é um filme cujo potencial gigantesco foi desperdiçado. Não é péssimo, apenas mediano, fato que decepciona os fãs que aguardaram tanto tempo por uma obra biográfica à altura do grupo de músicos que marcou pela história meteórica e por sucessos inesquecíveis presentes até os dias atuais na rotina de incontáveis famílias... um verdadeiro legado passado de pai para filho.

Por causa do pouco profissionalismo em algumas áreas específicas, o filme será lembrado como uma rasa visão de personagens carismáticos e atrativos, sobretudo para uma cinebiografia. Apesar do tom divertido, das ótimas caracterizações e de passagens que tentaram remeter ao longa-metragem biográfico do Queen, Bohemian Rhapsody, o fato é que este filme ficou bem abaixo do que os fãs aguardavam há longas décadas...



Comentários

  1. Sou um leitor fiel do seu blog há um tempo e suas últimas postagens sempre me deixam maravilhado.

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigado pelo comentário elogioso. Estarei publicando com maior constância a partir da próxima semana.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr