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Homenagem a Frank Frazetta - ilustrador de Conan

Walt, eu nunca orava para você antes. Não tenho a língua para isso. Ninguém, nem mesmo você, vai se lembrar se eram homens bons ou maus. Por que nós lutamos, ou por que morremos. Tudo o que importa é que dois se puseram contra muitos. Isso é que é importante! Astúcia por favor, Walt ... então me conceda um pedido. Conceda-me vingar! E se você não escutar, então para o inferno com você!
John T. Quinn III  fez e compôs este desenho do Mickey e Pluto no estilo de Frazetta.

Fonte: Neatorama

Conheçam agora o citado "estilo" de Frank Frazetta (nascido em 9 de fevereiro de 1928 - falecido em 10 de maio de 2010), ilustrador de renome internacional que já compôs capas para a Creepy, Vampirella, Dealer The Death, Conan e muitas outras HQ:









Frazetta foi um ilustrador de muita influência não só nos quadrinhos, conheçam um pouco de sua biografia:

Frazetta nasceu e cresceu no Brooklyn, New York. Com oito anos de idade, por insistência dos professores de sua escola, os pais de Frazetta o matricularam na "Brooklyn Academy of Fine Arts". Ele freqüentou a academia por oito anos sob a tutela de Michele Falanga, um premiado artista italiano. Falanga foi atingido por um talento significativo vindo de Frazetta. As habilidades de Frazetta floresceram sob Falanga, que sonhava com o envio do jovem para a Europa, às suas próprias custas, para continuar seus estudos. Infelizmente, Falanga morreu subitamente em 1944 e com ele, seu sonho. Como a escola fechou cerca de um ano após a morte de Falanga, Frazetta foi forçado a encontrar trabalho para ganhar a vida.Aos 16 anos, Frazetta começou a desenhar para revistas em quadrinhos que variavam em temas: westerns, fantasia, mistérios, histórias e outros temas contemporâneos. Alguns de seus primeiros trabalhos foram nos quadrinhos de um animal engraçado, que ele assinou como "Fritz". Durante este período, ele recusou ofertas de emprego de gigantes em quadrinhos, tais como Walt Disney. No início de 1950, ele trabalhou para EC Comics, Quadrinhos Nacionais (incluindo o super-herói "Shining Knight") e várias outras companhias de quadrinhos. Muito de seu trabalho nas histórias em quadrinhos foi feito em colaboração com os amigos Al Williamson e Krenkel Roy.Através do trabalho sobre as capas de Buck Rogers para Famous Funnies, Frazetta começou a trabalhar com Al Capp em seu "Li'l Abner quadrinhos". Frazetta também produziu sua própria tira, Johnny Comet, neste momento, bem como auxiliou Dan Barry na tira diária de Flash Gordon. Em 1961, depois de nove anos com Capp, Frazetta retornou aos quadrinhos regulares. Ter imitado o estilo de Capp por tanto tempo, limitou o trabalho de Frazetta que durante esse período pareceu estranhar um pouco o seu estilo próprio, lutando para ressurgir.Trabalho em quadrinhos para Frazetta foi difícil encontrar, no entanto. Quadrinhos haviam mudado durante o seu período com Capp e seu estilo foi considerado antiquado. Eventualmente, ele se juntou a Harvey Kurtzman fazendo a tira Little Annie Fanny paródia na revista Playboy.Em 1964, um dos anúncios Frazetta da revista chamou a atenção dos estúdios United Artists. Ele foi abordado para fazer o pôster de um filme e ganhou o seu salário anual em uma tarde. Ele fez vários cartazes de filmes. Frazetta também começou a produzir quadros para as edições de bolso de livros de aventura. Sua cobertura para a espada-e-feitiçaria coleção Conan, o Aventureiro criado por Robert E. Howard e Lancer Sprague de Camp causou no povo sensações variadas e que motivaram a compra do livro por sua capa sozinha. Deste ponto em diante, o trabalho de Frazetta foi em grande demanda. Durante este período, ele também fez capas para as edições de bolso do clássico de Edgar Rice Burroughs "Tarzan" e Barsoom (John Carter of Mars), uma série. Ele também fez várias ilustrações para muitos livros.Desde essa altura, a maioria do trabalho de Frazetta foi de natureza comercial, fornecendo pinturas e ilustrações de coisas como cartazes de filmes e imagens para calendários. Muitas de suas pinturas estão fora de linha mas, mesmo assim, se tornaram muito procuradas comercialmente.Frazetta teve seu trabalho admirado por muitas personalidades de Hollywood. Clint Eastwood e George Lucas, fãs e amigos de Frazetta, encomendaram obras dele para alguns de seus projetos de cinema.Uma vez que ele conseguiu uma reputação, estúdios de cinema começaram a tentar atraí-lo para trabalhar em filmes de animação. A maioria, entretanto, lhe daria a participação apenas no nome, a maior parte do controle criativo seria realizado por outros. Finalmente no início de 1980 um acordo filme foi oferecido que lhe daria controle mais criativo. Frazetta trabalhou com filme de animação produtor Ralph Bakshi no "Fogo e Gelo", lançado em 1983. Muitos dos personagens e mais da história foram criações de Frazetta. O filme provou ser um fracasso comercial, ainda que estivesse repleto de imagens fantásticas. Limitado pela tecnologia da época, Frazetta não poderia ter suficientemente reproduzidas via então atual tecnologia de animação e métodos. Frazetta logo voltou às suas raízes na pintura e caneta de tinta e ilustrações.Hoje, o trabalho de Frazetta é tão altamente considerado ao ponto de mesmo esboços incompletos serem vendidos por milhares de dólares. Os principais trabalhos comerciais de Frazetta são em óleo, mas ele também trabalhou com tinta aquarela e lápis. Em sua vida, mais tarde, Frazetta foi assolado por uma variedade de problemas de saúde, incluindo uma doença da tiróide que foi tratada por muitos anos. Recentemente, uma série de derrames dificultou a destreza manual, fazendo-o valer-se da mão esquerda para desenhar e pintar. Ele esculpiu por algum tempo. 

Em 2003, um documentário sobre sua vida e carreira foi lançado com o nome de "Frazetta: Pintura With Fire".Mr. Frazetta morreu de um derrame em 10 de maio de 2010, em um hospital perto de sua residência na Flórida.

Comentários

  1. Poxa, ilustrações extremamente belas! A segunda, a terceira e a última foram as que mais me fascinaram...contudo todas são belíssimas!

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  2. Frank Frazetta foi um dos referenciais para ilustração em sua geração. Ele sempre desenhou com maestria, mas ainda há pessoas que desconhecem a totalidade de sua obra. É uma pena termos perdido tão grandioso ilustrador, mas sempre irei divulgar trabalhos como os dele.
    Abraços...

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  3. A segunda foi a que mais gostei *-* Todas são mto bem feitas.

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  4. São trabalhos muito bonitos. É realmente uma grande perda para o universo dos ilustradores.

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