{lang: 'en-US'}

terça-feira, 1 de maio de 2012

Uma banda composta só por cantores de Elite - Super Heavy




RIO - O que acontece quando você junta um grupo de artistas de diferentes origens, compondo e gravando canções juntos? Isso é o que pretendem descobrir Mick Jagger, Damian Marley (filho caçula de Bob Marley), Joss Stone, Dave Stewart (da dupla Eurythmics) e o músico indiano A.R. Rahman. Eles formaram o grupo Super Heavy e apresentaram as primeiras gravações feitas para um grupo de jornalistas nos EUA. Segundo o Hollywood Reporter, a maioria das músicas mistura elementos de diversas culturas: música indiana, reggae, blues, soul. O resultado final chegou às lojas em setembro do ano passado e, se a recepção do público for positiva, o conjunto pode sair em turnê em 2012.
Segundo Jagger, a banda entrou no estúdio com "ideias, alguns riffs de guitarra e trechos de letras". O cantor e compositor dos Rolling Stones diz que o som do grupo "evoluiu muito rápido".
"Não é a maneira como costumo trabalhar. Sempre tento deixar espaço para algum improviso, mas é preciso ter algo, algumas canções, quando você entra no estúdio", opina, "Fizemos muitas jams, mas está tudo coerente e arranjado. Escrevemos muito rápido", revela Jagger.
Dave Stewart diz que eles gravaram 29 músicas em 10 dias, algumas com mais de uma hora de duração. Ele calcula que o grupo tenha 35 horas de música gravada, de onde ele e o engenheiro de som pretendem tirar algo que possa se transformar em canções para o disco.
"Eu não estava familiarizado com a música de todos eles antes", disse Damian Marley, "mas você observa como eles trabalham. Foi uma grande experiência".
Uma das sete canções tocadas para os jornalistas se chama "Miracle worker", um reggae clássico. "One Day One Night" é uma colagem de batidas eletrônicas, ritmos indianos e jamaicanos e o vocal blueseiro de Jagger cantando sobre a vida de um homem degradado. A acústica "You're Never Gonna Change" é a mais parecida com o som dos Stones, diz o Hollywood Reporter.
"Energy" traz Damian cantando rap num ritmo dançante que lembra a trilha do filme "Quem quer ser um milionário?" e a faixa-título, "Super Heavy", também tem um clima indiano. Há ainda uma balada na voz de Joss Stone.

Fonte: O Globo

←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Grandes nomes, estilos diferentes, me deixou curioso, espero que funcione na prática. A química pode ter rolado entre eles, quero ver se rola em nossos ouvidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Edu, o grupo parece até uma versão musical dos Vingadores: está muito próximo da perfeição. Vou buscar o material e ouvir. Quero comentar em breve sobre as impressões que tive.

      Excluir