Fonte: Livros e Pessoas - No mundo e nos livros.
O escritor Paulo Coelho acaba de afirmar que a nova geração de
escritores não está prestando atenção e aproveitando todas
possibilidades que tem diante de si hoje em dia. Para isso citou o caso
do livro “A batalha do Apocalipse” de Eduardo Sphor que entrou em todas
as listas de mais vendidos com comentários simples na internet que se
propagam mesmo não sendo da crítica especializada.
Hoje com o advento da internet, os escritores podem expressar o que
pensam inclusive sobre qualquer obra literária. Paulo Coelho lembrou
ainda que quando alguém vai comprar um livro, esse leitor “não vai
procurar os comentários da crítica especializada, mas daqueles que já
leram. Isso pode determinar o sucesso global ou a morte súbita de um
texto.”
Paulo Coelho que sempre foi muito criticado pela mídia lembrou os
leitores que nunca faltou espaço para ele na mídia. Lembrou ainda que as
previsões sobre ele, era de que fosse apenas um fenômeno de moda, mas
com o crescimento da internet, passou a escrever para blogs e redes
sociais, ampliando o alcance daquilo que julgava interessante dizer.
Para Paulo Coelho os escritores sofrem da “síndrome de Van Gogh” (ser
reconhecido apenas após a morte). O grande erro dos novos escritores é
que tentam “agradar a um sistema falido da cultura construída com verbas
de ministérios e cimentada com resenhas misteriosas e ilegíveis. Gastam
uma imensa energia em busca de reconhecimento que já não está nas mãos
daqueles que pensam detê-lo.”
Paulo Coelho diz ainda “A esses, eu digo: os meios de produção e
divulgação estão a seu alcance – e isso nunca aconteceu antes. Se
ninguém presta atenção ao que estão fazendo, não se preocupem. Continuem
adiante, porque cedo ou tarde (mais cedo que tarde) alguém entenderá o
que dizem. Os brasileiros não são lidos no exterior porque ninguém se
interessa em traduzi-los.” Hoje os autores podem fazer todos esse
trabalho sozinho e sem gastar muito. Podem traduzir seu livro e
publica-lo tanto no Brasil como no Exterior de maneira totalmente
gratuita.
Os autores britânicos, por exemplo, revelaram em um pesquisa já
preferem eliminar seus editores e publicar seus livros por conta
própria. Estas são talvez as duas revelações mais surpreendentes da
pesquisa “Do you love your publisher?” (“Você ama sua
editora?”), feita para identificar a atitude de escritores britânicos em
relação a seus editores por encomenda do Writer’s Workshop. A auto
publicação de e-books também é mais atrativa, pois o retorno financeiro
também é maior. Quem sabe você autor muda de atitude agora?
Franz says: concordo absolutamente com a matéria. As ferramentas atuais existem para que sejam usadas. Twitter, facebook, orkut, skoob e outros recursos devem ser aplicados para divulgar e espalhar ao máximo seu trabalho. Cedo ou tarde o que você escreve será notado e, talvez, a chance que tanto sonha chegará. A verdade é que um talento armazenado em gavetas será inevitavelmente devorado pelas traças...
Comentários
Postar um comentário