{lang: 'en-US'}

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Resenha da HQ "A Comédia Trágica ou a Trágédia Cômica de Mr. Punch" - de Neil Gaiman.




Esta é uma História em Quadrinhos singular. Sua trama, escrita por Neil Gaiman, tem elementos do teatro que se fundem ao drama familiar. O drama em questão é uma referência ao passado do próprio Gaiman.
Comprei após ler sobre em um dos inúmeros blogs que pesquiso. Uma recomendação fica para os que ainda a lerão: pesquisem antes sobre o teatro de fantoches na Inglaterra e sua relação com Mr. Punch and Judy. Isso é ponto primordial para a compreensão total da história.
Tudo começa com um menino relatando o ocorrido durante uma pescaria com o avô. A pesca não o agrada, tal qual como ocorre com a maioria das crianças, e ele vaga pelos arredores, onde descobre uma barraca de fantoches. Deste ponto em diante, os bonecos ficam ligados ao futuro, o presente e o passado do garoto.
Com elementos dramáticos fortes, Gaiman usa o recurso de alternar entre o presente, onde o menino já é um homem, e o passado como criança.
Mas a história não foca só no pequenino, ela envolve um mistério por trás das vidas dos familiares mais próximos do garoto que, durante toda a trama, não tem seu nome revelado. As surpresas e o suspense estão muito bem dosados e tudo isso ganha um ar ainda mais soturno e belo com as ilustrações de Dave McKean.
Mais do que simples quadrinhos, Mr Punch exibe uma teia de atos e suas consequências, não só para os que os praticaram (o avô que enlouquece, o tio-avô corcunda e a relação entre eles e uma misteriosa mulher), como também para os que com eles estão envolvidos.
Uma graphic novel de grandes qualidades, sendo a maior delas a reflexão sobre nossas vidas. Muito mais poderia ser dito sobre "A comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch", mas o melhor deve ser visto, lido e absorvido por vocês. A resenha, hoje, serve apenas para incentivar e afirmar o quanto esta obra é excelente. Leiam, eu recomendo!


Título original: The Tragical Comedy or Comical Tragedy of Mr. Punch
Por: Neil Gaiman e Dave McKean
Editora:  Conrad
Ano: 2011
Páginas:
104
ISBN:  9788576164937
Preço: entre 19,90 e 44,90, de acordo com a edição (normal ou luxo). 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário