Pular para o conteúdo principal

Resenha da HQ "A Comédia Trágica ou a Trágédia Cômica de Mr. Punch" - de Neil Gaiman.

Esta é uma História em Quadrinhos singular. Sua trama, escrita por Neil Gaiman, tem elementos do teatro que se fundem ao drama familiar. O drama em questão é uma referência ao passado do próprio Gaiman.
Comprei após ler sobre em um dos inúmeros blogs que pesquiso. Uma recomendação fica para os que ainda a lerão: pesquisem antes sobre o teatro de fantoches na Inglaterra e sua relação com Mr. Punch and Judy. Isso é ponto primordial para a compreensão total da história.
Tudo começa com um menino relatando o ocorrido durante uma pescaria com o avô. A pesca não o agrada, tal qual como ocorre com a maioria das crianças, e ele vaga pelos arredores, onde descobre uma barraca de fantoches. Deste ponto em diante, os bonecos ficam ligados ao futuro, o presente e o passado do garoto.
Com elementos dramáticos fortes, Gaiman usa o recurso de alternar entre o presente, onde o menino já é um homem, e o passado como criança.
Mas a história não foca só no pequenino, ela envolve um mistério por trás das vidas dos familiares mais próximos do garoto que, durante toda a trama, não tem seu nome revelado. As surpresas e o suspense estão muito bem dosados e tudo isso ganha um ar ainda mais soturno e belo com as ilustrações de Dave McKean.
Mais do que simples quadrinhos, Mr Punch exibe uma teia de atos e suas consequências, não só para os que os praticaram (o avô que enlouquece, o tio-avô corcunda e a relação entre eles e uma misteriosa mulher), como também para os que com eles estão envolvidos.
Uma graphic novel de grandes qualidades, sendo a maior delas a reflexão sobre nossas vidas. Muito mais poderia ser dito sobre "A comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch", mas o melhor deve ser visto, lido e absorvido por vocês. A resenha, hoje, serve apenas para incentivar e afirmar o quanto esta obra é excelente. Leiam, eu recomendo!


Título original: The Tragical Comedy or Comical Tragedy of Mr. Punch
Por: Neil Gaiman e Dave McKean
Editora:  Conrad
Ano: 2011
Páginas:
104
ISBN:  9788576164937
Preço: entre 19,90 e 44,90, de acordo com a edição (normal ou luxo). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.