Pular para o conteúdo principal

Resenha da HQ Fábulas - Lendas no Exílio - nº 1.

Por Franz Lima
Lembra-se das histórias doces, cheias de lições de moral e que pregam a bondade em quase todas? Esqueça-as...
"Fábulas" é uma série em quadrinhos que conta a nova vida das criaturas que habitaram nossa infância, mas com um toque de realidade que, às vezes, beira o brutal. 
Nesta primeira edição, somos apresentados ao reino das fábulas excluídas (Cidade das Fábulas, para ser mais exato), um lugar onde Branca de Neve, Lobo Mau e companhia vivem como humanos comuns, após uma guerra que gerou o expurgo de todos eles do Reino Encantado. 
A HQ é um relançamento e já está no décimo primeiro volume e terá o décimo segundo em lançamento no mês de agosto. Esta primeira edição é um relançamento que visa alcançar todos os que perderam os números iniciais e tem previsão de publicação semestral. Assim, a segunda edição será relançada em dezembro.

A HISTÓRIA

Fábulas começa com um suposto assassinato da Rosa Vermelha, irmã de Branca de Neve. Alertados por João (o mesmo do pé de feijão), o Lobo (Mau) e a Branca iniciam as investigações que vão ganhando ares de conspiração conforme a trama se desenrola. 
Usando métodos investigativos bem coerentes (o final é de uma lógica muito bem aplicada), Lobo vai abordando testemunha a testemunha, não descartando sequer sua "parceira" Branca de Neve. Após muitas reviravoltas e uma boa dose de abuso de poder, finalmente o Lobo consegue descobrir quem é o real assassino de Rosa.
A trama ainda aborda alguns temas polêmicos como traição, violência, sexo, tortura, além de uma grande dose de ironia ao mostrar personagens antes infantis em atitudes bem adultas. Pinóquio, por exemplo, demonstra seu ódio pela Fada Madrinha, já que ele nunca conseguirá crescer como uma pessoa normal e, por isso, ficará preso eternamente no corpo de uma criança. "Eu quero crescer, quero sair com mulheres e quero transar com mulheres" é uma de suas formas para expressar seu descontentamento, só para exemplificar.
Muito mais ainda há para ler nesta HQ, um verdadeiro prêmio para os amantes dos quadrinhos com qualidade.
Os desenhos são interessantes, bonitos e dão a exata idéia de como seriam estes ícones dos contos de fadas ao serem transformados em seres humanos reais. O roteiro tem um suspense usado com grande inteligência e não ficam pontas (exceto as emocionais) na história. 
Aos que perderam esta edição e as outras, fica meu conselho: corram e comprem. Fábulas é um achado em um período onde a criatividade tem sido cada vez menor. Boa leitura!

Dados Técnicos:

FÁBULAS - Lendas no Exílio  #1
Roteiro:
Bill Willingham
Arte: Lan Medina
Editora: Panini. 
Selo: Vertigo
Preço: R$18,90

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a