{lang: 'en-US'}

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Resenha da HQ Fábulas - Lendas no Exílio - nº 1.




Por Franz Lima
Lembra-se das histórias doces, cheias de lições de moral e que pregam a bondade em quase todas? Esqueça-as...
"Fábulas" é uma série em quadrinhos que conta a nova vida das criaturas que habitaram nossa infância, mas com um toque de realidade que, às vezes, beira o brutal. 
Nesta primeira edição, somos apresentados ao reino das fábulas excluídas (Cidade das Fábulas, para ser mais exato), um lugar onde Branca de Neve, Lobo Mau e companhia vivem como humanos comuns, após uma guerra que gerou o expurgo de todos eles do Reino Encantado. 
A HQ é um relançamento e já está no décimo primeiro volume e terá o décimo segundo em lançamento no mês de agosto. Esta primeira edição é um relançamento que visa alcançar todos os que perderam os números iniciais e tem previsão de publicação semestral. Assim, a segunda edição será relançada em dezembro.

A HISTÓRIA

Fábulas começa com um suposto assassinato da Rosa Vermelha, irmã de Branca de Neve. Alertados por João (o mesmo do pé de feijão), o Lobo (Mau) e a Branca iniciam as investigações que vão ganhando ares de conspiração conforme a trama se desenrola. 
Usando métodos investigativos bem coerentes (o final é de uma lógica muito bem aplicada), Lobo vai abordando testemunha a testemunha, não descartando sequer sua "parceira" Branca de Neve. Após muitas reviravoltas e uma boa dose de abuso de poder, finalmente o Lobo consegue descobrir quem é o real assassino de Rosa.
A trama ainda aborda alguns temas polêmicos como traição, violência, sexo, tortura, além de uma grande dose de ironia ao mostrar personagens antes infantis em atitudes bem adultas. Pinóquio, por exemplo, demonstra seu ódio pela Fada Madrinha, já que ele nunca conseguirá crescer como uma pessoa normal e, por isso, ficará preso eternamente no corpo de uma criança. "Eu quero crescer, quero sair com mulheres e quero transar com mulheres" é uma de suas formas para expressar seu descontentamento, só para exemplificar.
Muito mais ainda há para ler nesta HQ, um verdadeiro prêmio para os amantes dos quadrinhos com qualidade.
Os desenhos são interessantes, bonitos e dão a exata idéia de como seriam estes ícones dos contos de fadas ao serem transformados em seres humanos reais. O roteiro tem um suspense usado com grande inteligência e não ficam pontas (exceto as emocionais) na história. 
Aos que perderam esta edição e as outras, fica meu conselho: corram e comprem. Fábulas é um achado em um período onde a criatividade tem sido cada vez menor. Boa leitura!

Dados Técnicos:

FÁBULAS - Lendas no Exílio  #1
Roteiro:
Bill Willingham
Arte: Lan Medina
Editora: Panini. 
Selo: Vertigo
Preço: R$18,90

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário