{lang: 'en-US'}

domingo, 2 de dezembro de 2012

O fim de uma Era? Didi e Casseta são cancelados pela Globo.




Texto: Franz Lima
 
A própria Rede Globo confirmou o encerramento de dois programas de sua grade. Aventuras do Didi (com Renato Aragão e sua trupe) e Casseta & Planeta Vai Fundo foram confirmados como os programas semanais cancelados. 
Mas o que motivou essa extinção? Um meteoro, tal o que vitimou a maioria dos dinossauros? Um novo programa humorístico de altíssimo nível? Honestamente, a verdade é que os dois não tem mais o público cativo de outrora. Tanto o programa do Didi quanto o Casseta (essa segunda etapa durou só 9 meses, reparou?) vem sofrendo perdas de público (e criatividade) sensíveis. Sem público não há patrocínio ou Ibope ou motivação. Sem público não há, principalmente, retorno para a emissora. 
Alguém duvida que os mesmos programas continuariam caso houvesse audiência? Não haveria necessidade de reformulação ou novas piadas, apenas a manutenção de uma quantidade de espectadores que cobrisse o investimento. O conteúdo, bom ou ruim, é uma questão irrelevante. Duvida? Então o que me diz da "nave Mãe Big Brother"? Houve alguma novidade nesse programa durante as múltiplas edições? Basicamente somos apresentados à mesma fórmula: gostosas, caras fortes, intrigas, mentiras, preconceito, sexo e brigas. Opa, esqueci da choradeira (justificada, pois é muito ruim ficar trancado com comida, piscina, conforto, festas, azaração e sei lá mais o que). Citados os fatos, conclusão: Big Brother dá audiência, dinheiro e investidores. Segunda conclusão: não sairá do ar tão cedo...
Antes que eu deixe passar, preciso também frisar que as emissoras concorrentes estão fazendo jus à alcunha. Novos e remodelados programas, conteúdo mais antenado (até material da web é usado) e diversificado atraem espectadores da Globo para os outros canais, além da já acirrada concorrência com as TV por assinatura. 

P.S.: Não fique triste com o sumiço do Didi... sempre haverá um Criança Esperança do qual ele participará (entendeu?). 
P.S.2: Dos que reclamam da programação da TV aberta, alguém assiste a Cultura? O conteúdo é muito bom... 
P.S.3: Não é uma nova Era da TV. O que ocorre é uma adequação para que as perdas sejam menores. O mesmo ocorrerá cedo ou tarde com os Caras de Pau, Zorra e outros humorísticos e programas que não dão o retorno desejado. Time is money... principalmente na TV.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. Em tempo: BBB é o programa mais rentável da Globo....

    ResponderExcluir
  2. O humor na televisão brasileira é de uma qualidade baixa demais, são raros os casos em que há mesmo um trabalho de intelecto, na maioria das vezes se prendem a bordões exaustivos, além de apelar para coisas pobres de sentido (mulheres seminuas, piadas com pobres, homossexuais, negros etc).

    ResponderExcluir