{lang: 'en-US'}

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Divulgação: Projeto Musical da Fundação Biblioteca Nacional. Acervo digital de músicas...




O Passado Musical é o resultado da colaboração da Biblioteca Nacional e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, através do LAMBDA – Laboratório de Automação de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos, com o patrocínio da Petrobras através das Leis de Incentivo à Cultura do governo federal.

O projeto teve por objetivo recuperar uma parte da memória musical armazenada na Biblioteca Nacional, em seu rico acervo de alguns milhares de discos de 10 polegadas (78 RPM) do repertório brasileiro. O conteúdo desses discos faz parte da história do Brasil, pois neles estão registradas interpretações de músicas brasileiras, bem como seus autores e intérpretes. Além disso, uma outra história está presente nos discos – a tecnologia dos registros sonoros.

Os discos de 78 RPM existiram em vários materiais, como alumínio, goma laca, madeira, papelão e vidro. O som era gerado a partir deles pela passagem da agulha nos sulcos gravados. O tempo de vida e o uso fizeram com que os discos ficassem danificados. Fungos, poeira, arranhões e deterioração tornavam as informações neles registradas inacessíveis.

Com o Passado Musical, foi possível recuperar esses discos e permitir o acesso às músicas. Elas estão disponíveis, em formato digital, na íntegra na Biblioteca Nacional e, as de domínio público, na Internet. 


A Evolução do Passado



As ações foram divididas em dois grandes segmentos – as ações que aconteceram sobre o suporte tradicional, tendo em vista a sua preservação a longo prazo, e aquelas que usavam a tecnologia de informação e comunicação.

Processo de busca:

Você encontra as opções para fazer busca no catálogo de discos do Passado Musical. Você pode escolher diferentes tipos de campos a serem buscados, optar por todas as palavras ou algumas delas, e, ainda, combinar os campos de maneiras diferentes.

Recursos Humanos:

A PUC-Rio é uma instituição de ensino superior, logo, tem por missão a formação de recursos humanos.
O Passado Musical contou com a participação de estagiários, que tiveram a oportunidade de trabalhar em um projeto de alto nível de especialização. Foi especialmente criado um programa de estágios para este fim – Programa de Estágios Passado Musical.

Os estagiários envolvidos eram dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da UNIRIO, do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio ou do curso técnico da CEFET-Rio.
 
Franz says: a concretização desse projeto é uma grande vitória para a memória da música brasileira. Há muitos sites onde milhares de músicas estão armazenadas, porém a restauração delas e a garantia de perpetuação não são totais. Confio na FBN e espero que realmente todos possam usufruir desse benefício. 
Não tinha conhecimento dos materiais usados nos discos de 78 RPM, muito interessante...

←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Como você comentou: "a concretização desse projeto é uma grande vitória para a memória da música brasileira." Quando conhecemos a história de uma arte, nos tornamos mais apurados na experiência com ela, assim imagino. Espero que a FBN receba mais atenção do governo, pois a verba que recebe ainda é miúda quando comparada a coisas que, sinceramente, não contribuem muito para o desenvolvimento intelectual do povo.

    ResponderExcluir