Pular para o conteúdo principal

Resenha de"Anacrônicas", de Ana Cristina Rodrigues

Há muito tempo que uma surpresa agradável em literatura não me ocorria. Vejam, surpresa está diretamente relacionada, neste caso, à novidade. Claro, Ana Cristina não é novidade há alguns anos, o que não significa dizer que seu padrão esteja melhor ou pior (creio que o tempo a aprimorou). Mas eu não conhecia seu trabalho e, graças a isso, recebi dela - no lançamento de Geração Subzero - o livro sobre o qual falo.
Anacrônicas é um achado, um tesouro que dá prazer em ler. Só para que tenham uma ideia, eu aplaudi o texto "O baile de máscaras" ao terminar de lê-lo.
Movidos pela curiosidade, vocês talvez me perguntem Qual o diferencial nesse livro?
Certo, vamos citar... Primeiramente é um livro simples de ler, porém apenas por ter só 90 páginas. Há simplicidade na escrita que é ótima para a leitura e compreensão, sem perder a forma culta e um arranjo de ideias difícil de encontrar até em livros consagrados. A magia existe até no nome do livro que fica evidenciada pela capa (elaborada por seu marido, Estevão Ribeiro, responsável também pelas ilustrações internas).
Ana tem um ponto positivo indiscutível: ela é uma contista de marca maior. Seu talento me agradou e também senti uma empatia por ter um estilo de escrita parecido com o dela. Escrever contos é algo difícil, pois não temos centenas de páginas para findar uma trama. Com poucas páginas é preciso tecer a trama, desenvolvê-la e concluí-la sem lacunas, mas com maestria.
Convite do lançamento do livro, à época
Ana Cristina mostrou-me um talento que lamento por ter demorado a descobrir.
Leiam cada um de seus "Pequenos Contos Mágicos" com a certeza de que ótimas surpresas os aguardam. Visitem o coelho, amantes sombrios, o lirismo da música, o futuro caótico, um inseto, uma santa, o reino de Arthur e até vocês mesmos... pois cada conto será lido de formas diferentes e interpretado de modos distintos. Uma coisa, entretanto, será comum a todos: é impossível sair sem ser afetado por esse pequeno livro de grande conteúdo.

P.S.: estou lendo agora o livro Geração Subzero e não vejo a hora de chegar no conto dela (O preço de uma escolha). Será bom voltar ao universo que é a mente de Ana.


Comentários

  1. Então era essa a autora que você me disse que adorou e que era parecida contigo!
    Só pela brincadeira no título o livro já interessou. Depois de praticamente essa declaração de amor pelos textos, fiquei impressionadíssima! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen, ela é uma grande escritora e uma pessoa muito simpática. O legal é que realmente vi nos textos dela uma grande similaridade com alguns meus. Cool!

      Excluir
  2. Franz, você, como amigo e escritor-conselheiro, sabe como eu admiro contos curtos que conseguem ser verdadeiras explosões de deleite. Inclusive, estou tentando me aperfeiçoar nisto. Acho muito legal você abordar um pouco do aspecto técnico da obra, mas também falar de suas emoções ao ler, afinal arte sem sentimento é como uma pessoa alimentada precariamente (uma hora irá tomar pela debilidade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ed. Ela realmente tem um talento muito grande...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr