{lang: 'en-US'}

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Super-heroínas em trajes mais conservadores: a sensualidade é necessária?




Elektra


Por: Franz Lima.
Muitos reclamam da absurda exposição que algumas heroínas dos quadrinhos recebem por parte de seus desenhistas. Trajes mínimos, sensuais e provocantes são indumentárias comuns entre essas mulheres, porém isso é algo quase incondizente com uma 'realidade', principalmente pela exposição a que estariam submetidas, caso existissem. 
Nada, absolutamente nada, contra mulheres em roupas mínimas, porém é algo no mínimo inusitado ser salvo por uma policial com baby doll, por exemplo. A ação e a sensualidade podem estar unidas, desde que isso não soe como apelativo. As ilustrações abaixo mostram como seriam algumas heroínas com roupas normais (bem, não tão normais), o que não implica em perda da sensualidade ou da feminilidade. Mas o fato é que todo leitor de quadrinhos sabe que, para vender, as editoras exigem que mulheres e homens retratados em suas histórias tenham um alto grau de sensualidade, além dos poderes e conflitos característicos.
As novas versões são de autoria de Michael Lee Lunsford e, logo após, eu coloquei a versão "à vontade" das super-mulheres.
Polêmicas à parte, peço que comentem sobre o que acham da sensualização dos personagens nos quadrinhos, cinema e literatura.

Canário Negro



Mulher-Maravilha


Vampirella

Super Girl

Poderosa

←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. Franz, nada haver com roupa comum nem parece que são heroínas, elas ficam muito melhor com roupa sensual.Foi muito boa essa comparação, da pra gente ter uma noção melhor de como e pq são desenhadas assim....Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ieda. As roupas foram remodeladas para expressar, evidenciar, a exposição excessiva dos corpos. Mas isso não é privilégio feminino nos quadrinhos. São raros os heróis que não tem um visual similar ao de um fisiculturista ou que não usem roupas coladas, capazes de exibir o corpo. A realidade é que tal sensualização serve como atrativo, mesmo que muitos não percebam essa forma de captar leitores.
      Agradeço pelo comentário...

      Excluir
  2. Ola Franz ! Foi muito interessante a matéria. De fato algumas heroínas e os heróis também possuem roupas pra lá de inusitadas para quem está combatendo o crime. Infelismente as HQs de herói não devem abandonar essa abordagem sensual ou escultural nunca ( mas é claro que tem algumas exceções ). No quadrinhos japoneses muitas vezes vemos roupas trabalhadas em cima das personalidades dos personagens, a sensualidade nas garotas também esta presente mas nem sempre é tão explícita. Alguns desenhos americanos também mandam muito bem em desenvolver as roupas pensando em cenário, personalidade, etc em vez em sensualidade, Avatar pode ser citado como um ótimo exemplo !

    ResponderExcluir