Pular para o conteúdo principal

As lições e a renovação espiritual propiciadas pelo Papa Francisco.

* Devo frisar, antes de qualquer coisa, que este texto foi escrito por mim sem quaisquer intenções de apelo junto ao público católico, fato que se evidencia por eu não ser seguidor de tal religião. Entretanto, cabe a mim como propagador de conteúdo, analisar e apontar os pontos positivos e negativos da visita do novo Papa ao nosso país, além de seus reflexos na Igreja e seus seguidores, além de outras religiões.

Questionado sobre os problemas da Cúria em Roma, respondeu o Papa Francisco com sua já conhecida simplicidade - que não significa falta de objetividade: "Faz mais barulho uma árvore que cai do que um bosque que cresce.". O Papa tem ciência dos problemas recentes no Vaticano e sabe quais são os pontos positivos lá existentes, mas também compreende que escândalos e conspirações sempre atrairão um público maior .

Essa passagem acima serve para ilustrar um pouco da calma e reflexão que são comuns no recentemente eleito novo Papa. Desde o início de seu pontificado este senhor tem demonstrado carisma e simplicidade extremas, qualidades que, honestamente, não víamos no seu antecessor. Críticas à parte, a gigantesca população mundial católica teve um presente que há muito não via: um líder capaz de congregar e acrescentar seguidores. Algo providencial, principalmente se levarmos em conta o verdadeiro 'êxodo' que ocorre já faz tempo no seio da Igreja Católica.

Mas, questionam alguns, quais os benefícios reais da presença do Papa no Brasil? Valeu a mobilização em prol do evento, sem contar com as despesas para custear essa Jornada? Sim, eu creio que cada centavo investido foi de grande valia. Os motivos para afirmar isso não são complexos.

Primeiramente, tivemos a comprovação de que a juventude não está fincada pela raiz nos estereótipos que muitos ainda associam à pouca idade. O que vimos não foram jovens drogados, rebeldes e baderneiros. Constatei que havia muita união entre os grupos (mesmo com as diferenças de culturas e línguas) e que a intenção pacífica era a força motriz dos peregrinos. Devemos atentar que, por muito menos, a cidade foi quebrada por vândalos amparados no anonimato. Creio que existiam grupos com tais intenções, porém a serenidade e a forma simples do Papa Francisco, incluindo as atitudes dos jovens, acabaram inibindo esse instinto de destruição de alguns grupos desprovidos da real vontade de mudar. 

Depois, posso citar a força de vontade do Pontífice para estar próximo do povo. Como um verdadeiro líder, Francisco comprovou que o isolamento não é uma ferramenta condizente com alguém que se  propõe pregar a igualdade e o respeito ao próximo. Aliás, como é possível amar ao próximo mantendo-se distante dele? Ciente disso, o Papa comprovou que o líder deve realmente estar atento e perto daqueles que ele lidera e serve como exemplo, principalmente no que diz respeito à religião que, quando mal usada, pode direcionar uma verdadeira legião para caminhos muito ruins.

No tocante aos gastos públicos envolvendo o evento - a Jornada Mundial da Juventude - isso teve retorno com turismo, vendas e outras atividades envolvendo os peregrinos. Shows, passeatas, protestos e outros eventos onde haja a concentração de um grande número de pessoas sempre irá acarretar em altas despesas logísticas, incluindo o policiamento e trânsito. 


Mas a principal beneficiada com a presença de Francisco foi a própria igreja Católica. Tenho certeza que muitos fiéis abalados em suas crenças tiveram as forças renovadas. O carisma e a alegria diante dos seguidores trouxeram o ânimo e a simpatia necessários para que o êxodo - citado no início do texto - sofresse uma abrupta parada. Não vou questionar qualidades, porém é fato que o Papa anterior não colaborou muito para a permanência dos fiéis dentro do catolicismo.

Finalizando, as declarações sobre homossexualidade, tolerância e respeito ao próximo são indicadores fortes de que os caminhos antes traçados tendem a ser alterados. Lentamente, isso é fato, mas as mudanças estão chegando. Afinal, excluir alguém por conta de opção sexual, cor ou condição financeira é prática de quem se diz 'cristão'? 

Ainda há muito pela frente para que possamos tecer uma opinião definitiva sobre o Papa Francisco. Muitos problemas cercam seu pontificado e o Vaticano. Muitos católicos ainda são classificados como 'não-praticantes' e, diga-se de passagem, não há como ser um verdadeiro cristão sem praticar o amor ao próximo. Escândalos irão despontar dentro da igreja, pois ela é composta por homens que, essencialmente, estão sujeitos aos erros. Todos esses problemas e outros mais fazem parte do legado de Bento XVI que Francisco assumiu, mas resta a esperança de uma abordagem diferente, de muito mais seriedade e compromisso com a reestruturação de uma instituição que é alicerce de milhões pelo mundo. Que todas as outras denominações religiosas façam uso desse exemplo e não permitam que a "pregação da prosperidade" sobreponha a "pregação da humildade e do amor ao semelhante".

Comentários

  1. Não participei da JMJ por não ser da religião católica, mas sei o quanto foi importante para a Cidade do Rio de Janeiro e para o nosso País, pois Jesus disse que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, aí estará ele, no meio deles.(Mateus 18:20) Imagina o efeito disso diante de milhões de pessoas orando e desejando um mundo melhor? Sem contar que o carisma e a simplicidade do Papa com sua mensagem de amor e união, sem preconceitos, pode ajudar muitas pessoas a descobrirem-se melhores do que elas pensavam ser.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr