Pular para o conteúdo principal

Festival internacional de bonecos começa hoje em Brasília


Por: Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Grupos de teatro de bonecos de cinco países vão se apresentar a partir de hoje (14), em Brasília. Artistas da Rússia, Coreia do Sul, Inglaterra e Itália, além de brasileiros, participarão do Festival Sesi Bonecos do Mundo, no Museu Nacional da República. A mostra, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), vai até domingo (18). Durante os cinco dias, o público terá a oportunidade de conhecer diversas formas de trabalhar a marionete, como o teatro de caixa, mamulengo, a técnica de fios e o teatro de sombras.
O grupo mineiro Giramundo é um dos destaques da programação, com o espetáculo Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Serão 55 bonecos e um ator misturando teatro de bonecos, artes plásticas, música e cinema. Os músicos Arnaldo Baptista, ex-integrante da banda Os Mutantes; e Fernanda Takai, da banda Pato Fu, dublam os personagens. A banda Pato Fu se apresentará no festival, com o show Música de Brinquedo.
Outro artista que estará na capital federal é o russo Viktor Antonov. Ele é considerado um dos grandes mestres de marionetes em seu país e apresentará seu Circo de Fios. Trata-se de um pequeno circo e seus personagens: o palhaço, a bailarina hindu, o camelo, o halterofilista e macacos acrobatas. Antonov também vai protagonizar uma das três oficinas disponíveis no Sesi Bonecos do Mundo. Nela, o russo vai ensinar técnicas de controle e manipulação de marionetes. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail oficinasbrasilia@sesibonecos.com.br ou pelo telefone (61) 7817-1996.
Além dos espetáculos e das oficinas, o festival terá a exposição Coleção Magda Modesto – Títeres dos Quatro Cantos do Mundo, mostrando 130 bonecos. Lina Rosa Vieira é a idealizadora do projeto. Para ela, é uma oportunidade da arte de manipulação de bonecos mostrar sua relevância.
“Acho importante quebrar esses paradigmas de que boneco é só manifestação folclórica, só coisa para criança. Com o festival, a gente entra com o teatro de bonecos pela porta principal. Temos tecnologia de ponta, quatro telões de alta definição e espaços muito grandes. Em alguns lugares por onde o festival passou, tivemos 100 mil pessoas”, contou.
O Festival Sesi Bonecos do Mundo existe desde 2004, trazendo visibilidade para a arte da marionete e já levou ao público artistas de 19 estados brasileiros e 14 países. “É possível fazer espetáculos que respeitem a inteligência de quem está do outro lado, estimulem a criatividade”, explica Lina. “Quando você entra, vai para um mundo encantador. Você atravessa o portal, começa a passear por aquele caleidoscópio de possibilidades, lidando com as mais diferentes técnicas e linguagens e, então, se entrega à surpresa, ao mistério. Acho que é a esse mistério que as pessoas devem se entregar. Elas não vão se arrepender”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.