Pular para o conteúdo principal

Festival internacional de bonecos começa hoje em Brasília


Por: Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Grupos de teatro de bonecos de cinco países vão se apresentar a partir de hoje (14), em Brasília. Artistas da Rússia, Coreia do Sul, Inglaterra e Itália, além de brasileiros, participarão do Festival Sesi Bonecos do Mundo, no Museu Nacional da República. A mostra, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), vai até domingo (18). Durante os cinco dias, o público terá a oportunidade de conhecer diversas formas de trabalhar a marionete, como o teatro de caixa, mamulengo, a técnica de fios e o teatro de sombras.
O grupo mineiro Giramundo é um dos destaques da programação, com o espetáculo Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Serão 55 bonecos e um ator misturando teatro de bonecos, artes plásticas, música e cinema. Os músicos Arnaldo Baptista, ex-integrante da banda Os Mutantes; e Fernanda Takai, da banda Pato Fu, dublam os personagens. A banda Pato Fu se apresentará no festival, com o show Música de Brinquedo.
Outro artista que estará na capital federal é o russo Viktor Antonov. Ele é considerado um dos grandes mestres de marionetes em seu país e apresentará seu Circo de Fios. Trata-se de um pequeno circo e seus personagens: o palhaço, a bailarina hindu, o camelo, o halterofilista e macacos acrobatas. Antonov também vai protagonizar uma das três oficinas disponíveis no Sesi Bonecos do Mundo. Nela, o russo vai ensinar técnicas de controle e manipulação de marionetes. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail oficinasbrasilia@sesibonecos.com.br ou pelo telefone (61) 7817-1996.
Além dos espetáculos e das oficinas, o festival terá a exposição Coleção Magda Modesto – Títeres dos Quatro Cantos do Mundo, mostrando 130 bonecos. Lina Rosa Vieira é a idealizadora do projeto. Para ela, é uma oportunidade da arte de manipulação de bonecos mostrar sua relevância.
“Acho importante quebrar esses paradigmas de que boneco é só manifestação folclórica, só coisa para criança. Com o festival, a gente entra com o teatro de bonecos pela porta principal. Temos tecnologia de ponta, quatro telões de alta definição e espaços muito grandes. Em alguns lugares por onde o festival passou, tivemos 100 mil pessoas”, contou.
O Festival Sesi Bonecos do Mundo existe desde 2004, trazendo visibilidade para a arte da marionete e já levou ao público artistas de 19 estados brasileiros e 14 países. “É possível fazer espetáculos que respeitem a inteligência de quem está do outro lado, estimulem a criatividade”, explica Lina. “Quando você entra, vai para um mundo encantador. Você atravessa o portal, começa a passear por aquele caleidoscópio de possibilidades, lidando com as mais diferentes técnicas e linguagens e, então, se entrega à surpresa, ao mistério. Acho que é a esse mistério que as pessoas devem se entregar. Elas não vão se arrepender”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.