Pular para o conteúdo principal

X-Men: Superdotados. Resenha da segunda edição da coleção Salvat/Panini

Por: Franz Lima.
O segundo volume da série encadernada de clássicos da Marvel traz uma marcante história da equipe mutante. Relembro que até os acontecimentos dessa graphic novel, os mutantes estavam divididos em dois grupos comandados por Wolverine e Emma Frost.
O ponto de partida é o retorno de Kitty Pride à mansão sede dos X-Men. Kitty irá compor o grupo docente responsável por doutrinar novos mutantes. 
Muito cedo já é possível perceber os confrontos entre a antiga Rainha Branca do Clube do Inferno e a Lince Negra. Esta é uma das passagens onde as duas se 'confrotam' já na apresentação de Kitty aos novos alunos da Escola:

Emma Frost: - Esta, crianças, é Kitty Pride, que aparentemente sente necessidade de fazer uma entrada triunfal.
Kitty Pride: - Desculpe. Estava ocupada me lembrando de vestir toda a roupa.
Emma Frost: - Estou imensuravelmente feliz que tenha vindo.

Mas o sarcasmo e a ironia não são as únicas ferramentas com as quais se valeram John Cassaday e Joss Whedon. A arte tem um traço mais realista e há passagens onde a narrativa se aproxima de nosso cotidiano, fatores que levam o leitor a simpatizar, interagir com os heróis. É pelo visual e o tema menos caricatos e muito mais 'realistas' que a história se destaca das demais.
Joss retorna a um tema polêmico no universo mutante: uma cura artificial para as mutações. Inicialmente o leitor poderá não entender a proposta de quem a criou, porém Cassaday e Whedon mostrarão mutações que necessitam de algo para minimizar ou extirpar os estragos... 
Outro ponto sutilmente abordado - e muito atual para nós, brasileiros - é a "cura" gay.
A ideia de uma suposta cura para os mutantes foi também utilizada em um dos filmes da trilogia dos X-Men. Entretanto, a dose de realismo está bem melhora nesta graphic novel, onde uma parcela do mal que uma mutação pode provocar é mostrada na figura de uma garotinha.
Enfim, resta citar o vilão. Ele ostenta um mistério sobre sua origem e quais os motivos que o levaram a atacar a equipe, fatos que não atrapalham o fluxo narrativo, porém o tornam um pouco vago como antagonista. Com o surgimento desse inimigo, duas surpresas irão intervir a favor dos X-Men.
Ponto positivo para o uso de flashbacks e as notas explicativas do editor brasileiro.
Sem mais a citar, volto a recomendar a aquisição desta coleção que é sucesso em vários países. Abraços a todos e uma ótima leitura...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...