A grande fuga |
Fonte: Michal Dziekan
Michal Dziekan me surpreendeu pela ironia presente em algumas de suas obras. A primeira ilustração deste post, por exemplo, mostra um senhor com uma dívida gigantesca; ele tenta fugir da mesma forma que Carl Fredricksen (do filme Up - Altas Aventuras), porém com um desfecho menos feliz.
Michal mistura com grande talento o humor, a ironia e o macabro. Algumas de suas obras parecem saídas diretamente de um pesadelo. Mas fica evidente que há críticas e muita inteligência por trás de cada nova ilustração.
Aqui, o ilustrador polonês faz uma severa crítica aos malefícios do fast-food, em especial à rede McDonalds. O cara que está disfarçado de Ronald é muito parecido com o palhaço do filme It - A Coisa. As duas crianças também são uma referência aos personagens Hansel e Gretel (João e Maria) das fábulas.
Este é outro de seus trabalhos com alta dose de sarcasmo e crítica. Papai Noel é dispensado de suas funções por haver uma linha de montagem com robôs que irão fazer seu serviço. A cena revela algo muito comum em tempos de automatismo e produção em massa: a demissão de trabalhadores que não evoluíram a ponto de acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas ou que simplesmente foram demitidos por causa de uma máquina que faz o mesmo serviço em menos tempo.
Comentários
Postar um comentário