{lang: 'en-US'}

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Roger Mello vence Hans Christian Andersen na categoria ilustrador




Fonte: Estadão

O escritor e ilustrador brasileiro Roger Mello, de 48 anos, venceu o prêmio Hans Christian Andersen – considerado o Nobel da literatura infantil – na categoria ilustrador. Mello é o primeiro latino-americano a conquistar o prêmio nesta categoria. A japonesa Nahoko Uehashi ganhou a premiação na categoria escritor. O resultado foi anunciado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha 2014, na Itália, que começou nesta segunda-feira e segue até o dia 27.


“Ele não subestima a capacidade da criança de reconhecer e decodificar os fenômenos culturais pelas imagens, guiada pela imaginação”, afirma o júri da premiação no texto em que justifica a escolha de Mello. “Por intermédio de suas histórias coloridas, o jovem leitor ganha um entendimento mais profundo da própria cultura e daquelas ao redor do mundo.”


Ilustrador há mais de 25 anos, Mello coleciona uma série de premiações. Recebeu o Espace-enfants, da Suíça, em 2002, mesmo ano em que venceu o Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com Meninos do Mangue. Ganhou diversas vezes a premiação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2010 já havia sido indicado ao Hans Christian Andersen.

Franz diz: apesar de ser uma notícia não muito recente (março de 2014), quis enfatizar essa premiação tão merecida. São momentos como esse que devemos valorizar e divulgar, pois muitos ainda veem nossa literatura e ilustrações como artes menores. Eis a prova de que estamos equiparados - e até superamos - os chamados "superiores".


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário