{lang: 'en-US'}

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Triste, mas verdadeiro. Curta-metragem da Disney: a pequena vendedora de fósforos.






Na verdade, este curta-metragem da Disney é inspirado em um conto muito antigo e triste. Consegui encontrar seis versões da mesma história. Todas tristes, porém com uma lição de vida e realidade.
Não conhecia esta antiga história, fato que me trouxe uma tristeza ainda maior com o final do curta. Entretanto, podem acreditar, cada segundo da narrativa é válido e engrandecedor, pois leva o espectador a refletir sobre nossa arrogância, o trato para com o próximo e o isolamento.
Eu creio que uma versão atual caberia com a menina nos arredores de um shopping. O dia estaria terrivelmente frio e o descaso dos transeuntes seria idêntico ao que a narrativa original oferece. O resultado, obviamente, não diferiria em nada, mas certamente teria um impacto tão grande ou maior que os dos curtas. Quando vemos a tragédia à beira de nossa porta, certamente o choque e a reflexão são maiores.
Deixarei a primeira versão que vi para que possam assistir também, mas as demais versões estão com seus links ao final do post. 
Feliz 2015, amigos. Com muita solidariedade...
Franz.




Versão Columbia Pictures: https://www.youtube.com/watch?v=5DqThMP6SG4


Versão Casa de Cultura Arte em Foco: https://www.youtube.com/watch?v=O4Hsn1PJUdw

Versão narrada em espanhol - La niña de los fosforos: https://www.youtube.com/watch?v=LBVDv_sJAps

Versão nacional com a narrativa em alemão: https://www.youtube.com/watch?v=5EpyMI-MkOc

Curta a fanpage do Apogeu: 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário