Pular para o conteúdo principal

De vendedor a presidente da Yes, conheça a história de Clodoaldo Nascimento


Com a missão de ofertar ensino de qualidade para adolescentes e jovens, Clodoaldo Nascimento tem um lema: “educação é para todos.” O presidente da Yes! – rede de franquias de idiomas – trilhou um longo caminho até atingir mais de 150 escolas em todo o Brasil: chegou a perder 20 unidades de uma vez só. 
Tímido, nunca se imaginou na linha de frente de vendas de uma empresa. “Achava que só iria conseguir vender para quem já queria comprar”, diz. Um ano antes de entrar para a Yes!, Clodoaldo teve seu primeiro contato como vendedor de cursos de inglês, em 1988. “Não estava rendendo como os demais, achava que não tinha perfil e pedi demissão”, conta. “Mas meu gerente negou minha saída e disse que eu tinha, sim, aptidão. Ele investiu em mim, me levou a campo para mostrar como deveria ser minha abordagem com o público”, afirma. “Fiquei encantando ao ver como ele era bom vendendo. A liderança dele foi crucial para mim porque a partir daquele dia passei a enxergar as vendas com outros olhos.” 
Daquele dia em diante, Clodolado assumiu uma nova postura – seguindo os conselhos do seu chefe – e não demorou a aparecerem os primeiros resultados. Logo, outras redes o reconheceram como um bom vendedor e fizeram convites de trabalho e, entre elas, a Yes!, onde entrou também para a linha de frente de vendas da marca, mas em pouco tempo se tornou gerente. 
“Não vendemos um produto palpável, vendemos sonhos: de conseguir um emprego melhor, de morar fora, ou simplesmente de entender um filme ou uma música”, ressalta Nascimento. “Apresentamos aos alunos (e futuros alunos) o que um novo idioma vai agregar à vida deles.” 
Em pouco tempo, passou a gerenciar algumas escolas do Rio de Janeiro e, depois, adquiriu suas próprias unidades. O caminho trilhado dentro da marca o levaram a assumir a presidência em 2004. “Com a morte do fundador, as herdeiras optaram por vender a operação”, lembra. Na época, Nascimento tinha seis escolas. 
Após assumir a presidência, em 2006, Nascimento formatou a rede para se enquadrar nas regras do franchising e a Yes! passou a fazer parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Esse foi nosso momento mais difícil, pois tivemos desistências de vários franqueados – chegamos a perder 20 unidades porque muitos não queriam se adaptar à nova realidade”, lembra. “Investi no que acreditava ser o melhor para a rede e hoje 30% dos nossos franqueados têm mais de cinco anos de casa e mais de uma escola”, analisa.
Gestão próxima da operação
Com 50 mil estudantes, o sucesso da Yes! é o reflexo direto da gestão iniciada há mais de uma década. “Dou a palavra final sobre todos os novos pontos comerciais da rede. Aprendi que os famosos ‘4Ps’, na verdade, são: ponto, ponto, ponto e ponto”, afirma Nascimento, que tem como meta visitar cinco escolas por mês para verificar como estão as operações. “A Yes! é a minha paixão. Quero que ela esteja entre as cinco maiores escolas de idiomas do Brasil”, afirma. “Hoje, estamos entre as dez maiores.” 
Além disso, sob sua batuta, a Franqueadora da Rede Yes! passou de cinco a cem funcionários – e os professores e os coordenadores pedagógicos são reciclados e capacitados a cada seis meses. “Somos responsáveis pelos sonhos de famílias, que muitas vezes dispõem do capital guardado de uma vida inteira para investir em uma franquia. Isso significa que não podemos errar e temos que fazer valer esse voto de confiança”, ressalta Nascimento.

Sobre a Yes!
Fundada em 1972, a Yes! oferece cursos de inglês e de espanhol focando no ensino interativo e dinâmico. A rede, que tem mais de 150 escolas no Brasil, desenvolve aulas especialmente a crianças, adolescentes e adultos – inclusive àqueles que precisam aprimorar o vocabulário para business. Em 2014, a marca faturou R$ 32 milhões e estima crescer 25% em volume de negócios neste ano. 
Também em 2014, a Yes! recebeu o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising – Regional RJ (ABF-RJ) e foi eleita por duas vezes como a melhor franquia de idiomas o Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O presidente da marca, Clodoaldo Nascimento, é Diretor de Cursos e Eventos da ABF do Rio de Janeiro. 
Mais informações em www.cursoyes.com.br
          Ficha de Franquia
Nome: Yes!
Segmento de atuação: Educação – Escola de Idiomas
Ano de fundação: 1972
Início no franchising: 2006
Número de unidades próprias: 2 unidades
Número de franquias (em funcionamento): 149 unidades
Fundação da empresa: 1972
Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
Capital de giro: R$ 20 mil a R$ 50 mil, já incluso no valor de investimento inicial
Taxa de franquia: de R$ 10 mil a R$ 28 mil
Taxa de royalties: Isento
Taxa de publicidade: Isento
Faturamento médio mensal da unidade: R$ 60 mil
Lucro médio mensal: 25% do faturamento
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Número de funcionários: 5 a 8
Área da unidade: 150 m²
Prazo de contrato: 5 anos
Área de expansão em 2015: Sudeste e Nordeste               
Associada à ABF? Sim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a