{lang: 'en-US'}

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Já parou para pensar quem foram os mentores de sua vida?




Seja na área pessoal ou profissional certamente alguém com mais experiência foi peça fundamental em suas decisões

*Por Cassia Verginia de Resende

Setembro de 2015 - Se você discorda da afirmação acima provavelmente nunca parou para refletir sobre o assunto ou não sabe exatamente o significado da palavra mentor.  Mentor é alguém com bastante experiência em determinada área da vida. Essa pessoa compartilha e transmite seu conhecimento à outra pessoa para que ela possa tornar-se melhor. 

Todos nós já tivemos um ou mais mentores ao longo da vida. Pode ter sido um dos pais, um professor, chefe, padre, pastor, irmão, primo mais velho ou um simples conhecido ou colega de trabalho. Ainda está com dúvidas? Feche os olhos e reflita por um instante, provavelmente irá lembrar-se de alguém que de alguma forma já interferiu de modo significativo em sua vida. 

Mas afinal, quais as qualidades fundamentais de um mentor? Experiência, maturidade e inspirar confiança. O que o difere de um professor ou coach? O professor fornece informações a partir de um consistente repertório teórico e instruções necessárias para que um aluno exerça uma atividade. Já o coach apoia o indivíduo na busca da realização de suas metas, buscando identificação e desenvolvimento de competências. Ao contrário do professor, o coach parte do princípio de que as pessoas têm dentro de si, aflorando todos os conhecimentos necessários para alcançar o seu objetivo, facilitando assim o processo. 

No mundo contemporâneo, onde as interações sociais “presenciais” vêm cedendo lugar a relacionamentos virtuais, os mentores estão sendo substituídos por pesquisas online. Temos que tomar cuidado, pois essas ferramentas da web disponibilizam apenas o conhecimento explícito. O ouro, que é o conhecimento tácito, ou seja, a experiência, ainda está com os seres humanos. 

O mundo corporativo consciente diz que o conhecimento é a maior fonte de vantagem competitiva da atualidade e tem investido na gestão do conhecimento, implantando programas de mentoring nos quais profissionais com grande experiência e conhecimento orientam e apoiam profissionais mais jovens, ensinando como agir no âmbito profissional ao da carreira. O mentoring, propicia a criação de um círculo virtuoso no qual o conhecimento gerado dentro da própria empresa é compartilhado, disseminado e multiplicado. 

De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, no Brasil apenas 10% das empresas utilizam mentores, mas a tendência é que esse número aumente. Existe uma demanda enorme de profissionais necessitando desenvolver a maturidade e uma oferta crescente de profissionais com vivências e experiências a serem compartilhadas.

Pensando em suas necessidades atuais de desenvolvimento: do que você precisa? Um mentor ou um mentorado?

*Cassia Verginia de Resende -  é sócia-diretora da Questão de Coaching (www.questaodecoaching.com.br) e consultora de desenvolvimento humano, facilitadora do grupo de estudos de Coaching da – ABRH/SP e vice-coordenadora do grupo de excelência em Coaching do CRA-SP

- Todos os releases desta empresa estão disponíveis no site da Versátil Comunicação (www.versatilcomunicacao.com.br/versa/imprensa.asp).

Sobre a Questão de Coaching – www.questãodecoaching.com.br
A Questão de Coaching – empresa especialista em desenvolvimento pessoal e profissional – é fruto da aliança de cinco profissionais qualificados e com grande experiência de mercado em capacitação de pessoas. A diversidade de formação acadêmica de seus executivos, compostos por psicólogos, administradores e educadores, contribui para a troca de experiências e crescimento, além de proporcionar uma visão mais ampla em diferentes situações.

Com alicerce fundamentado em um aprendizado constante, a empresa busca, diariamente, a excelência e aprimoramento do trabalho para contribuir com a evolução profissional e o desenvolvimento humano de pessoas e empresas interessadas em evoluir, superar obstáculos e ascender na escala do sucesso.

A Questão de Coaching oferece treinamentos, palestras e workshops que ressaltam a importância de manter a motivação, de investir no relacionamento e na comunicação e, principalmente, de tornar-se um líder profissional e da própria vida. 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário