Pular para o conteúdo principal

Análise do segundo trailer de Batman v Superman: Dawn of Justice.


Por: Franz Lima 
* após a leitura, veja o trailer ao final do post e comente se concorda ou não com essa análise...
 
O quebra-cabeças está quase montado. A união do primeiro e segundo trailers, mais o teaser recentemente lançado, já possibilita uma ideia bem coerente do que teremos em Batman v Superman: dawn of justice... e será um filme inesquecível.
Algumas das conclusões obtidas na análise do primeiro trailer estão corretas, incluindo o surgimento que anunciei do vilão Apocalipse.
Sendo assim, eis minha análise do segundo trailer do filme que promete ser um marco na história da DC.

 Encontro de heróis.

O trailer mostra uma cena que é comum aos fãs dos quadrinhos: o encontro entre Bruce Wayne e Clark Kent. Tal como na Nona Arte, este primeiro contato é cheio de ironias e rancor, algo ampliado pelo enredo que colocou Bruce diante da destruição provocada por Zod e sua tropa (cena vista no primeiro trailer). A natureza de Clark - onde a preservação da vida é uma regra - o leva de encontro ao Homem-Morcego, principalmente por causa dos métodos violentos adotados por este.
Clark faz questão de frisar que é contra as ações do vigilante de Gotham e há cenas onde a ação do Batman sobre os criminosos é mostrada de forma crua. O Morcego atua como um justiceiro, segundo o trailer.

A morte do Robin

Essa é uma passagem bem interessante, pois o Batman - diante da lembrança do universo do Robin (pichado pelo Coringa) - compara o Superman ao "palhaço fantasiado" que assolou Gotham.

Azul bandeira.

É visível que Clark atua ao lado do governo. Tropas armadas dão apoio a ele, inclusive na já consagrada passagem onde o capuz do Batman é removido pelo kriptoniano. Cronologicamente, isso pode significar que o Superman sabe a identidade secreta do Batman ou que a passagem da remoção da máscara é uma cena mais adiante, onde o vigilante de Gotham já é considerado uma ameaça pública. 
Relembro que a trama tem muita inspiração no Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, o que pode indicar que - com base na Graphic Novel - o Morcego foi considerado um foragido da lei. 
Seja como for, a rota de colisão entre os dois heróis é inevitável.

Os combates.

Dia e Noite. Assim Lex Luthor define o combate entre os heróis. Assim será. Mas a fusão das informações dos trailers e do teaser indicam uma união posterior, algo que não compromete a narrativa ou minimiza o impacto das cenas de ação envolvendo os dois. 
Lex também é mostrado como o responsável por essa intriga (talvez manipulando informações e usando o senso de justiça de Clark para ampliar a rivalidade entre eles). Contudo, o duelo entre os heróis não parece ser o ponto alto da obra, pois eis que Luthor usa sua fortuna e conhecimento tecnológico para gerar - usando o corpo de Zod - o mais temido inimigo do Superman nos quadrinhos: Apocalipse (Doomsday). 

A origem da justiça.

O subtítulo da trama é um forte indicativo de que teremos os primórdios da Liga da Justiça no filme. A presença de um vilão que só pode ser detido pela união de forças tão grandiosas quanto a do Superman é uma dica que precisa sobre a motivação para que ideologias tão distantes se unam para combater uma mal em comum. Eis a Liga da Justiça.
Entretanto, muito ainda está sob o véu, incluindo a presença de outros heróis como o Aquaman (Jason Momoa) e Cyborg. As cenas onde a Mulher-Maravilha aparecem são poucas, porém é certo que sua participação será de vital importância, principalmente para auxiliar no combate ao Apocalipse. Com ela, enfim os fãs verão a consagrada Trindade da DC.
Não se deixem enganar pelas aparências. Batman vs Superman: a Origem da Justiça é um filme que irá tirar o universo DC do marasmo. 
I believe in Zack Snyder.

Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo
Siga-nos no twitter: Apogeu do Abismo
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr