Pular para o conteúdo principal

Infinite Comics: O novo formato da Marvel muda a maneira de criar (e ler) quadrinhos

Fonte: Gizmodo

A primeira edição do novo formato Infinite Comics da Marvel para iPad já saiu. É um passo à frente em termos tecnológicos — ele permite ao artista ajustar a narrativa com uma mudança o foco alterando um único desenho, ou dosar a aparição de balões de texto em um diálogo. Ainda assim, o CCO da Marvel Joe Quesada nos disse que o novo formato preserva o que faz de um quadrinho um quadrinho.

Veja o vídeo com Joe Quesada demonstrando o novo formato. Clique na imagem com o logo da Marvel:


O maior benefício da leitura e fabricação de quadrinhos digitais, disse Quesada, é a habilidade de superar as páginas impressas como meio para mostrar níveis mais profundos de detalhamento. Isso é especialmente importante no novo iPad. “Alguns artistas desenham linhas que são tão finas que elas não são sequer impressas”, segundo Quesada. Mas com a capacidade de dar zoom em quadrinhos prontos para altas resoluções, junto com o brilho e a cor da tela, os leitores serão capazes de vislumbrar toda a complexidade do trabalho dos artistas.
O digital não mudou o processo para todo mundo, porém. Quesada diz que a maioria dos arte-finalistas ainda trabalha com a boa e velha dupla papel e caneta porque os traços de caneta são difíceis de replicar digitalmente. A única coisa que mudou é que agora as imagens podem ser escaneadas e transferidas, ao invés de apenas entregues. “Economizamos uma boa grana com Correios em relação ao método antigo.”
O hardware para desenhar que Quesada particularmente usa é uma Wacom Cintiq de 21″. Para produzir a arte, Quesada usa uma stylus junto com a versão da Wacom do Sketchbook, da AutoDesk. É um programa popular e bom, mas não algo que ele possa fazer no próprio iPad.
Essa é a ironia. O iPad pode apresentar o produto finalizado de forma belíssima, mas Quesada não consegue trabalhar em um iPad para criar a arte. “Ele não foi feito para isso”, diz. “Eu gostaria que eles se lembrassem do artista com um iPad.” É algo a se considerar. Mas a tecnologia capacitiva simplesmente ainda não está pronta.
O que está pronta é a primeira revistinha do tipo: Vingadores vs. X-Men #1 Infinite. Quesada aproveitou o tempo para soltar algumas notas no processo, junto com as imagens não finalizadas. Confira a galeria abaixo para imagens em alta resolução da arte e processo de Joe.
E aqui está a capa completa e ilustrada por Quesada para a revista:




Comentários

  1. O futuro de livros, HQs, música etc é esse mesmo...atingir níveis de interatividade cada vez maiores! Isso é a tecnologia trabalhando para o bem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas. A parceria tecnologia-criatividade só irá trazer bons frutos. Vamos aguardar mais...

      Excluir
  2. A inovação na forma de ler quadrinhos, desde que não transforme o mesmo em animação; jogo interativo ou livro, com certeza é bem-vinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação. Não é aceitável que a HQ perca sua essência, como você bem frisou.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.