Pular para o conteúdo principal

Resenha de 'O Futuro da Humanidade', de Augusto Cury

Por: Isaac de Souza

      O renomado autor de maravilhosos livros de auto-ajuda se arrisca nas veredas do romance pela primeira vez. Tenho a esperança de que tenha sido a última.

Sempre desconfiei de livros cujo prefácio tenha sido escrito pelo próprio escritor da obra por não me parecer muito confiável. Ler o prefácio deste livro de capa muito bonita é como ouvir um monólogo de auto elogio em que o autor, após rasgar seda para si mesmo, expõe um pouco da história que será lida. O problema é que os capítulos 1 a 3 são uma releitura do prefácio o que torna a leitura tediosa.

Vencidos os primeiros capítulos na esperança de encontrar um romance interessante, o leitor se decepcionará profundamente ao se deparar com uma história boba, infantil, ingênua de um estudante de medicina que se choca com o cadáver de um mendigo e ao tentar resgatar o passado deste, encontra um outro mendigo PhD em filosofia que mudará para sempre seu destino e sua vida. O mendigo e o estudante passam a se divertir fazendo discursos inflamados no parque da cidade e, pasmem, todos os passantes param para ouvir e abraçar as arvores e dialogar com as flores. Em meados do livro percebi que não se trata de fato de um romance, mas um livro de auto ajuda disfarçado, com seus tradicionais monólogos longos e intromissões explicativas do autor. Talvez o livro consiga prender a atenção de estudantes de psiquiatria ou psicologia.

Se o leitor decidir lê-lo como mais um livro de auto-ajuda, no que Augusto Cury é expert, talvez consiga vencer o sonífero no qual as páginas foram embebidas. A partir do capítulo 14 a história muda bastante quando o estudante se forma e se afasta um pouco de seu amigo mendigo PhD filósofo. Infelizmente o padrão de narrativa não muda junto com a história. Fazendo uma comparação com o cinema a melhor descrição deste livro poderia se resumir ao bonequinho dormindo na poltrona.

Comentários

  1. Nunca curti muito o Cury... Já li 3 livros dele, mas não dá... DX

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a sua crítica, porém, ao mesmo tempo acho ela exagerada. A escrita de Curry não apresenta um modo cansativo, muito pelo contrário, apresenta uma forma gostosa de se ler, onde o autor consegue prende-lo pelo fato de surpreender em cada frase. Não é infantil uma pessoa se questionar o porque das coisas, esse preceito simples de filosofia vem sendo esquecido com o passar das décadas. Se este romance parece auto ajuda é pelo fato de com esta bela história o autor conseguir mostrar ao leitor o quão lindo é a vida, e que não importa o tão baixo você estiver ( como o mendigo) você pode se reerguer. É uma brilhante história reflexiva e que vale muito a pena ser lida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr